A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS AULAS DE QUÍMICA NA VISÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE ITATUBA-PB
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19851 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3102 "inscrito_id" => 9156 "titulo" => "A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS AULAS DE QUÍMICA NA VISÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE ITATUBA-PB" "resumo" => "A inserção da História da Ciência nas aulas de Química é uma abordagem metodológica de ensino importante, mas pouco utilizada nas escolas por partes dos professores e isto favorece para que os estudantes adquiram uma visão de uma ciência desenvolvida a partir de descobertas realizadas por grandes gênios, fantásticos, que nunca erram, considerando a ciência como uma verdade absoluta. Além disso, observa-se em alguns livros didáticos histórias de determinadas descobertas científicas apresentadas de forma sucinta, onde se reduz a história da ciência a nomes, datas e anedotas. Além disso, muitos professores passam concepções errôneas sobre o método científico, como também utilizam argumentos de autoridade. Nesse sentido, é necessária a inserção dessa estratégia dentro das salas de aulas para romper com a visão de uma ciência pronta, acabada e irrefutável, pois se sabe que existe uma longa história por trás de cada descoberta científica que envolve um número muito grande de cientistas que influenciaram nas descobertas e que foram esquecidos pela história. Dessa forma é importante discutir com os alunos os avanços, erros e conflitos que os cientistas enfrentaram para efetuar suas experiências até chegar à descoberta de um conceito científico. Diante destas questões, o objetivo deste trabalho é diagnosticar como tem sido trabalhado a história da ciência nas aulas de Química com os alunos do 3º ano de uma escola pública do Munícipio de Itatuba-PB. Trata-se de um estudo de caso, de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário, contendo cinco questões objetivas e subjetivas. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que a história da ciência tem sido trabalhada a partir de diversos conteúdos de Química dando ênfase a abordagem CTSA. No entanto, percebe-se que os alunos apresentam dificuldades em expressar a sua importância e como ocorreu o processo de construção dos conceitos científicos na ciência, o que necessita que os professores possam repensar os seus planejamentos, oportunizando melhorias na abordagem do uso da história da ciência no Ensino de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, DIFICULDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID9156_18082016111002.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE LUNA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PEDRO LUNA" "autor_email" => "phln_@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19851 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3102 "inscrito_id" => 9156 "titulo" => "A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NAS AULAS DE QUÍMICA NA VISÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE ITATUBA-PB" "resumo" => "A inserção da História da Ciência nas aulas de Química é uma abordagem metodológica de ensino importante, mas pouco utilizada nas escolas por partes dos professores e isto favorece para que os estudantes adquiram uma visão de uma ciência desenvolvida a partir de descobertas realizadas por grandes gênios, fantásticos, que nunca erram, considerando a ciência como uma verdade absoluta. Além disso, observa-se em alguns livros didáticos histórias de determinadas descobertas científicas apresentadas de forma sucinta, onde se reduz a história da ciência a nomes, datas e anedotas. Além disso, muitos professores passam concepções errôneas sobre o método científico, como também utilizam argumentos de autoridade. Nesse sentido, é necessária a inserção dessa estratégia dentro das salas de aulas para romper com a visão de uma ciência pronta, acabada e irrefutável, pois se sabe que existe uma longa história por trás de cada descoberta científica que envolve um número muito grande de cientistas que influenciaram nas descobertas e que foram esquecidos pela história. Dessa forma é importante discutir com os alunos os avanços, erros e conflitos que os cientistas enfrentaram para efetuar suas experiências até chegar à descoberta de um conceito científico. Diante destas questões, o objetivo deste trabalho é diagnosticar como tem sido trabalhado a história da ciência nas aulas de Química com os alunos do 3º ano de uma escola pública do Munícipio de Itatuba-PB. Trata-se de um estudo de caso, de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário, contendo cinco questões objetivas e subjetivas. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que a história da ciência tem sido trabalhada a partir de diversos conteúdos de Química dando ênfase a abordagem CTSA. No entanto, percebe-se que os alunos apresentam dificuldades em expressar a sua importância e como ocorreu o processo de construção dos conceitos científicos na ciência, o que necessita que os professores possam repensar os seus planejamentos, oportunizando melhorias na abordagem do uso da história da ciência no Ensino de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, DIFICULDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID9156_18082016111002.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE LUNA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PEDRO LUNA" "autor_email" => "phln_@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }