Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO EM AMBIENTES ONLINE COMO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL DOS SUJEITOS JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: AMBIENTES ONLINE, INCLUSÃO DIGITAL, JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21345
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 501
    "titulo" => "LETRAMENTO EM AMBIENTES ONLINE COMO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL DOS SUJEITOS JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Nesse artigo nos propomos a analisar práticas de letramentos em ambientes online como processo de inclusão digital e possibilidade de participação dos sujeitos educativos, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ambiente sociotécnico informacional, comunicativo e multimidiático, que se descortina.  Nessa perspectiva, enxergamos as práticas de letramentos exercidas em ambiente online com mediação pedagógica ou atividade individual desatrelada de objetivos educacionais, como possibilidade de inclusão digital para aqueles que de alguma forma estejam excluídos socialmente de práticas de multiletramentos, por não terem condições de atender as demandas sociais sob a égide do capital. Para tanto realizamos um trabalho de campo junto a uma unidade de ensino, no município de Araçás-Bahia, com alunos do 8º e 9º do turno vespertino em laboratório de informática da unidade, com o propósito de que eles pudessem interagir em ambiente online com mediação dos pesquisadores a fim de responder a um questionário online, o qual contempla questões de acesso e interação por meio de interfaces da web a fim de contribuir com a discussão sobre a necessidade pensar os ambientes online como espaços que possibilitem inclusão digital. Neste sentido, nossa investigação utilizou a abordagem quali-quantitativa de pesquisa com viés reflexivo, para estabelecer uma relação entre letramentos digitais em ambientes online com vias à inclusão sóciodigital. A pesquisa abre novas perspectivas sobre o processo de interação online para atuação dos sujeitos de forma multirreferencial e ressignificativa das novas aprendizagens e saberes nesses ambientes, apropriando-se contextos para produzir multiletramentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "AMBIENTES ONLINE, INCLUSÃO DIGITAL, JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID501_09052016192604.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMILTON ALVES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMILTON SOUZA"
    "autor_email" => "amiltonalvess@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21345
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 501
    "titulo" => "LETRAMENTO EM AMBIENTES ONLINE COMO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL DOS SUJEITOS JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Nesse artigo nos propomos a analisar práticas de letramentos em ambientes online como processo de inclusão digital e possibilidade de participação dos sujeitos educativos, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ambiente sociotécnico informacional, comunicativo e multimidiático, que se descortina.  Nessa perspectiva, enxergamos as práticas de letramentos exercidas em ambiente online com mediação pedagógica ou atividade individual desatrelada de objetivos educacionais, como possibilidade de inclusão digital para aqueles que de alguma forma estejam excluídos socialmente de práticas de multiletramentos, por não terem condições de atender as demandas sociais sob a égide do capital. Para tanto realizamos um trabalho de campo junto a uma unidade de ensino, no município de Araçás-Bahia, com alunos do 8º e 9º do turno vespertino em laboratório de informática da unidade, com o propósito de que eles pudessem interagir em ambiente online com mediação dos pesquisadores a fim de responder a um questionário online, o qual contempla questões de acesso e interação por meio de interfaces da web a fim de contribuir com a discussão sobre a necessidade pensar os ambientes online como espaços que possibilitem inclusão digital. Neste sentido, nossa investigação utilizou a abordagem quali-quantitativa de pesquisa com viés reflexivo, para estabelecer uma relação entre letramentos digitais em ambientes online com vias à inclusão sóciodigital. A pesquisa abre novas perspectivas sobre o processo de interação online para atuação dos sujeitos de forma multirreferencial e ressignificativa das novas aprendizagens e saberes nesses ambientes, apropriando-se contextos para produzir multiletramentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "AMBIENTES ONLINE, INCLUSÃO DIGITAL, JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID501_09052016192604.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMILTON ALVES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMILTON SOUZA"
    "autor_email" => "amiltonalvess@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Nesse artigo nos propomos a analisar práticas de letramentos em ambientes online como processo de inclusão digital e possibilidade de participação dos sujeitos educativos, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ambiente sociotécnico informacional, comunicativo e multimidiático, que se descortina. Nessa perspectiva, enxergamos as práticas de letramentos exercidas em ambiente online com mediação pedagógica ou atividade individual desatrelada de objetivos educacionais, como possibilidade de inclusão digital para aqueles que de alguma forma estejam excluídos socialmente de práticas de multiletramentos, por não terem condições de atender as demandas sociais sob a égide do capital. Para tanto realizamos um trabalho de campo junto a uma unidade de ensino, no município de Araçás-Bahia, com alunos do 8º e 9º do turno vespertino em laboratório de informática da unidade, com o propósito de que eles pudessem interagir em ambiente online com mediação dos pesquisadores a fim de responder a um questionário online, o qual contempla questões de acesso e interação por meio de interfaces da web a fim de contribuir com a discussão sobre a necessidade pensar os ambientes online como espaços que possibilitem inclusão digital. Neste sentido, nossa investigação utilizou a abordagem quali-quantitativa de pesquisa com viés reflexivo, para estabelecer uma relação entre letramentos digitais em ambientes online com vias à inclusão sóciodigital. A pesquisa abre novas perspectivas sobre o processo de interação online para atuação dos sujeitos de forma multirreferencial e ressignificativa das novas aprendizagens e saberes nesses ambientes, apropriando-se contextos para produzir multiletramentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.