Este artigo traz em sua estrutura uma análise social com base em observações, relatos e reflexões de jovens universitários/as que denunciam seus conflitos quanto ao processo doloroso de “configuração do armário” como opressor social ao longo de suas vivências, sejam estas tanto nos âmbitos familiar quanto educacional. Os procedimentos realizados para conduzir este artigo foram: a observação dos participantes e a realização de entrevistas individuais, grupais, tendo como referencial teórico também uma análise bibliográfica. O objetivo deste trabalho busca analisar e identificar os relatos que denunciam as causas desses conflitos quanto ao que chamamos de bloqueio social, e como os principais atores reagem diante desses, como a convivência atos homofóbicos, a rejeição familiar e de outras representações da sociedade. Portanto, este trabalho estabelece uma discussão livre sobre a postura de alunos/as universitários a respeito da diversidade sexual, focando o ambiente familiar e educacional como cenário principal e influente na contribuição das relações humanas. Resultado deste estudo contribuiu para uma reflexão social no âmbito social, e educacional sobre a importância da liberdade dos gestos, de expressão e principalmente pela aceitação.