Nosso tema circunda o universo formativo da Educação do Campo e suas múltiplas possibilidades de realização a partir da relação entre diferentes disciplinas. Realizamos o nosso trabalho através das discussões que integram Ensino, Pesquisa e Extensão no IFRN - Campus Ipanguaçu, com a participação no Grupo de Pesquisa Coletivo Terres (Terra, Educação e Saberes) e pelas experiências do projeto de Extensão, financiado pelo IFRN, que acompanhamos na Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira localizada na zona rural de Ipanguaçu, Agrovila Tabuleiro Alto, com a temática “Educação do Campo e Letramento Científico: a relação entre Ensino de Ciências da Natureza e Agroecologia numa perspectiva de formação integral”. Nosso posicionamento é a defesa de uma formação integral e de qualidade para a população do campo mediante a apropriação das habilidades científicas, buscando, a partir do empoderamento de seus sujeitos, a reconstrução dos saberes escolares e habilidades a serem potencializadas em sintonia com as demandas locais. Diante disso, investigamos como podemos trabalhar a perspectiva do Letramento Científico em escolas localizadas no campo, dialogando com uma proposta popular e com saberes disciplinares diferentes. Buscamos refletir sobre as possibilidades de vivenciar o Letramento Cientifico em escolas da Educação Básica localizadas no campo, que pretende a partir das habilidades específicas, tornar os sujeitos autônomos e participativos na tomada de decisão. Os principais teóricos que permearam esta investigação foram: (SANTOS, 1996); (SASSERON. CARVALHO, 2008), (ZABALA, 1998), (MUNARIM, 2014).