O objetivo desse estudo é apresentar uma proposta didático-pedagógica tendo em vista o fortalecimento da literatura em sala de aula e a consolidação da aprendizagem do idioma espanhol, bem como a formação cidadã no que se refere ao pensamento crítico dos sujeitos em construção. Há muito tempo a literatura vem assumindo um papel coadjuvante nas aulas de língua, deixando de ser vista como fator determinante no processo de ensino-aprendizagem. Cabe ao professor a responsabilidade de motivar seus aprendentes, portanto devemos começar o quanto antes. Nossa proposta foi desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Ensino de Línguas Estrangeiras no Ensino Fundamental e Médio (PAELE), apoiado pela Universidade Federal da Paraíba, tendo como orientadora a Prof° Ana Berenice Peres Martorelli. A pesquisa conta com a atuação de duas graduandas, cursando o 7° período do curso de letras espanhol na mesma instituição que, desenvolveram a investigação em aulas direcionadas aos 1° e 5° ano do Ensino Fundamental, em instituição de nível básico (EEBAS), situada nas dependências da própria universidade. Utilizando o gênero conto através do lúdico e, igualmente textos multimodais por meio da semiótica a literatura é abordada de maneira a motivar o interesse dos estudantes quanto a aprendizagem de ELE. Ademais da prática de leitura, buscamos que o aprendiz desenvolva o ato de construir seu próprio modo de ver o mundo, adotando uma postura crítica com relação a sociedade, o que o torna mais propenso a se tornar um cidadão atuante e, portanto fator determinante na mudança social dos indivíduos existentes.