PENSANDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR MEIO DO PIBDI INTERDISCIPLINAR
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21891 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2937 "inscrito_id" => 12848 "titulo" => "PENSANDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR MEIO DO PIBDI INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre algumas ações relacionadas à Educação das Relações Étnico-Raciais, realizadas por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Humanas e Naturais, na perspectiva de um subgrupo intitulado de “Gênero e Relações Étnico-Raciais”, do projeto do PIBID - Interdisciplinar da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus VII – Codó, realizadas na Escola Municipal Moisés Alves dos Reis, situada na localidade Santana Velha, a 18 Km da sede do Município de Codó – MA no período de janeiro à dezembro de 2015. Pontua-se neste recorte, as atividades desenvolvidas acerca da formação de professores em sincronia com os direcionamentos dados pela lei nº 10.639/03 e pela Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, que visam orientar práticas de ensino sob tópicos de diversidade cultural nas escolas públicas, incluindo escolas do campo. Objetivou-se identificar, ressaltar e valorizar as diversas formas culturais existentes e suas características, trazendo para a escola a reflexão da heterogeneidade cultural, e a percepção da cultura da comunidade em que vivem, e delas, traçar resgate de práticas culturais, advindos da memória de seus parentes, além de instigar a identificação das principais características das etnias nacionais, levantar reflexões sobre a história do Brasil e a presença dos negros como contribuintes na construção deste povo. O estudo e ensino da educação das Relações Étnico-Raciais na escola do campo apresentaram-se relevante tanto pelo debate em sala, levando os alunos a refletir sobre o cotidiano relacionando tais questões, quanto na formação de professores por meio do PIBID interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, INTERDISCIPLINARIDADE, PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID12848_17082016201853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLOS DANIEL DE SOUSA CUNHA" "autor_nome_curto" => "KARLOS DANIEL" "autor_email" => "danielrcc13@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21891 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2937 "inscrito_id" => 12848 "titulo" => "PENSANDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR MEIO DO PIBDI INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre algumas ações relacionadas à Educação das Relações Étnico-Raciais, realizadas por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Humanas e Naturais, na perspectiva de um subgrupo intitulado de “Gênero e Relações Étnico-Raciais”, do projeto do PIBID - Interdisciplinar da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus VII – Codó, realizadas na Escola Municipal Moisés Alves dos Reis, situada na localidade Santana Velha, a 18 Km da sede do Município de Codó – MA no período de janeiro à dezembro de 2015. Pontua-se neste recorte, as atividades desenvolvidas acerca da formação de professores em sincronia com os direcionamentos dados pela lei nº 10.639/03 e pela Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, que visam orientar práticas de ensino sob tópicos de diversidade cultural nas escolas públicas, incluindo escolas do campo. Objetivou-se identificar, ressaltar e valorizar as diversas formas culturais existentes e suas características, trazendo para a escola a reflexão da heterogeneidade cultural, e a percepção da cultura da comunidade em que vivem, e delas, traçar resgate de práticas culturais, advindos da memória de seus parentes, além de instigar a identificação das principais características das etnias nacionais, levantar reflexões sobre a história do Brasil e a presença dos negros como contribuintes na construção deste povo. O estudo e ensino da educação das Relações Étnico-Raciais na escola do campo apresentaram-se relevante tanto pelo debate em sala, levando os alunos a refletir sobre o cotidiano relacionando tais questões, quanto na formação de professores por meio do PIBID interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, INTERDISCIPLINARIDADE, PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID12848_17082016201853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLOS DANIEL DE SOUSA CUNHA" "autor_nome_curto" => "KARLOS DANIEL" "autor_email" => "danielrcc13@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }