Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO SOCIAL E ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS RECIFENSES: OS PAPÉIS DA MÍDIA E DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: INCLUSÃO SOCIAL, ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21236
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3556
    "inscrito_id" => 11681
    "titulo" => "INCLUSÃO SOCIAL E ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS RECIFENSES: OS PAPÉIS DA MÍDIA E DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Historicamente, as escolas não foram organizadas para atender as diferenças, fato que gerou exclusão social e educacional das pessoas com deficiência, e nas escolas públicas de Recife-PE, não é diferente. O presente artigo teve por objetivo refletir acerca da relação entre Acessibilidade, Educação e Mídia, discutindo os papéis da Mídia e da Educação na inclusão social dos portadores de deficiência. Almejamos contribuir para com a conscientização da sociedade sobre os direitos assegurados aos cidadãos com deficiência, visando ao desenvolvimento de atitudes sócio-políticas que promovam a inclusão social, para que a sociedade se desenvolva de forma organizada e respeitosa, e que todos tenham o seu direito de acesso à escola garantido, promovendo o aumento da acessibilidade.  Para tanto, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica e documental em leis, decretos e textos que tratam do tema investigado, relacionando-o à Mídia e à Educação. Concluímos que é urgente cumprir as normas e a legislação de acessibilidade, e melhorar as condições de acesso às escolas brasileiras, e, tanto a Mídia, quanto a Educação têm papel fundamental no processo de esclarecimento da sociedade e cobrança aos poderes públicos para as conquistas dos deficientes físicos. Portanto, torna-se necessário que a Mídia convoque o poder público a investir na criação de políticas públicas de acessibilidade. Por sua vez, à Educação cabe a conscientização e a qualificação relativas às pessoas, capacitando e motivando os envolvidos no processo para cobrarem direitos, praticando os valores de uma sociedade livre e justa a todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO SOCIAL, ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID11681_19082016185418.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANA FERREIRA PAULINO"
    "autor_nome_curto" => "SUZANA PAULINO"
    "autor_email" => "suzanafpenglish@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO/UNIVERSITY OF BIRMINGHAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21236
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3556
    "inscrito_id" => 11681
    "titulo" => "INCLUSÃO SOCIAL E ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS RECIFENSES: OS PAPÉIS DA MÍDIA E DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Historicamente, as escolas não foram organizadas para atender as diferenças, fato que gerou exclusão social e educacional das pessoas com deficiência, e nas escolas públicas de Recife-PE, não é diferente. O presente artigo teve por objetivo refletir acerca da relação entre Acessibilidade, Educação e Mídia, discutindo os papéis da Mídia e da Educação na inclusão social dos portadores de deficiência. Almejamos contribuir para com a conscientização da sociedade sobre os direitos assegurados aos cidadãos com deficiência, visando ao desenvolvimento de atitudes sócio-políticas que promovam a inclusão social, para que a sociedade se desenvolva de forma organizada e respeitosa, e que todos tenham o seu direito de acesso à escola garantido, promovendo o aumento da acessibilidade.  Para tanto, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica e documental em leis, decretos e textos que tratam do tema investigado, relacionando-o à Mídia e à Educação. Concluímos que é urgente cumprir as normas e a legislação de acessibilidade, e melhorar as condições de acesso às escolas brasileiras, e, tanto a Mídia, quanto a Educação têm papel fundamental no processo de esclarecimento da sociedade e cobrança aos poderes públicos para as conquistas dos deficientes físicos. Portanto, torna-se necessário que a Mídia convoque o poder público a investir na criação de políticas públicas de acessibilidade. Por sua vez, à Educação cabe a conscientização e a qualificação relativas às pessoas, capacitando e motivando os envolvidos no processo para cobrarem direitos, praticando os valores de uma sociedade livre e justa a todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO SOCIAL, ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID11681_19082016185418.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANA FERREIRA PAULINO"
    "autor_nome_curto" => "SUZANA PAULINO"
    "autor_email" => "suzanafpenglish@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO/UNIVERSITY OF BIRMINGHAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Historicamente, as escolas não foram organizadas para atender as diferenças, fato que gerou exclusão social e educacional das pessoas com deficiência, e nas escolas públicas de Recife-PE, não é diferente. O presente artigo teve por objetivo refletir acerca da relação entre Acessibilidade, Educação e Mídia, discutindo os papéis da Mídia e da Educação na inclusão social dos portadores de deficiência. Almejamos contribuir para com a conscientização da sociedade sobre os direitos assegurados aos cidadãos com deficiência, visando ao desenvolvimento de atitudes sócio-políticas que promovam a inclusão social, para que a sociedade se desenvolva de forma organizada e respeitosa, e que todos tenham o seu direito de acesso à escola garantido, promovendo o aumento da acessibilidade. Para tanto, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica e documental em leis, decretos e textos que tratam do tema investigado, relacionando-o à Mídia e à Educação. Concluímos que é urgente cumprir as normas e a legislação de acessibilidade, e melhorar as condições de acesso às escolas brasileiras, e, tanto a Mídia, quanto a Educação têm papel fundamental no processo de esclarecimento da sociedade e cobrança aos poderes públicos para as conquistas dos deficientes físicos. Portanto, torna-se necessário que a Mídia convoque o poder público a investir na criação de políticas públicas de acessibilidade. Por sua vez, à Educação cabe a conscientização e a qualificação relativas às pessoas, capacitando e motivando os envolvidos no processo para cobrarem direitos, praticando os valores de uma sociedade livre e justa a todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.