Inclusão, Direito Humanos e Interculturalidade
Fernanda Nunes de Araújo
Universidade Federal do Cariri
Ao longo da história as pessoas portadoras de necessidades especiais têm sido excluídas da sociedade, isso inclui o ambiente educacional, seja ele de educação primaria ou superior, isto, apenas em face da apresentação de características físicas ou intelectuais, a inclusão social hoje se coloca como fator primordial para o desenvolvimento da sociedade, nos dias atuais a sociedade precisa enxergar e respeitar as diferenças, dividir espaços, experiências e emoções com igualdade, para que se possa mesmo aos poucos construir uma sociedade mais justa para todos. Nos últimos anos ações vem sendo desenvolvidas, para que o acesso e permanência do aluno com deficiência seja garantido no ensino superior, como exemplo, o programa Incluir, que desde o ano de 2005 vem lançando editais com o propósito de apoiar a criação de núcleo de acessibilidade dentro das IFES. A pesquisa é de caráter exploratório e terá como objeto de estudo: as ações que as universidades federais situadas nas capitais brasileiras estão realizando para a inclusão de pessoas com deficiência. As referidas instituições de ensino superior que são abordadas nesta pesquisa, são as que participam do programa incluir do MEC, onde a núcleos de acessibilidade constituídos com a missão de implantar uma política de inclusão, o referido programa tem como objetivo criar e consolidar núcleos de acessibilidade em instituições de ensino superior em todo o país.A pesquisa do nome das instituições participantes do programa incluir, foi realizada em pesquisa no portal do ministério da Educação - MEC, que disponibiliza um documento com a relação das instituições que participam do programa a nível nacional.O estudo foi realizado com base nas informações disponibilizadas nos sites institucionais das universidades federais nas capitais. O estudo revelou que das 27 instituições federais pesquisadas, 16 apresentam em seus endereços eletrônicos informações sobre os núcleos de acessibilidade das instituições, o que corresponde a aproximadamente 60% do total. Os dados pesquisados revelam que as maiorias das instituições oferecem em seus endereços eletrônicos, informações sobre seus núcleos de acessibilidade, assim como serviços e ações realizadas, foi percebido que existe nas instituições pesquisadas, o intuito de atender os usuários com deficiência, porém, não foi observado uma política de inclusão clara, essa observação se embasa na ausência de informações sobre a referida política nos sites das instituições. Embora aproximadamente 60% das instituições apresentarem informações claras sobre núcleos de acessibilidade, as questões ligadas a uma política de inclusão ainda são muito frágeis, o que merece um olhar crítico visto que, existem editais para promoção dos referidos núcleos e mesmo algumas instituições já participantes do programa INCLUIR ainda não fazem a devida promoção de suas ações e serviços em seus sites. Decisões foram e ainda estão sendo tomadas rumo ao processo de inclusão no ensino superior, é importante que as instituições percebam a importância da construção de uma política clara e objetiva de inclusão e que essa política seja consolidada, praticada e respeitada para que o acesso do deficiente as IES possa ser verdadeiramente uma realidade.