Assegurar a matrícula e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação fez parte das Políticas Públicas que deram visibilidade às necessidades educacionais de pessoas com deficiência, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394/96 (BRASIL, 1996) e da Politica Nacional de Educação Especial (BRASIL, 2007). A legislação possibilita a inclusão das pessoas com deficiência no sistema regular de ensino, nas classes comuns, através do atendimento educacional especializado em turno inverso. Esta perspectiva permite que a educação especial enquanto modalidade educacional, inclua pessoas com deficiências no sistema regular de ensino e crie no interior das escolas o atendimento educacional especializado (AEE) através das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) (BRASIL, 2009). Esta realidade exige flexibilidade pedagógica, utilização de recursos diferenciados e adaptados às muitas formas de aprender. O objetivo desta pesquisa é compreender através da pesquisa colaborativa o desenvolvimento da educação inclusiva nas cidades do médio oeste potiguar, em particular nas escolas públicas que possuam sala de recursos multifuncionais, nas cidades de Caraúbas e de Apodi, com a intenção de diagnosticar o perfil dos educandos atendidos e analisar metodologias que incidam positivamente sobre a aprendizagem escolar destes educandos.