ANOS INICIAIS E RODAS DE LEITURA: PRÁTICAS LEITORAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EXCELÊNCIA DO RIO DE JANEIRO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20243 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2315 "inscrito_id" => 6660 "titulo" => "ANOS INICIAIS E RODAS DE LEITURA: PRÁTICAS LEITORAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EXCELÊNCIA DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "Este trabalho traz a discussão de práticas de leitura em duas escolas públicas de excelência e referência na formação de professores no Rio de Janeiro. Serão descritas as práticas das Rodas de leitura como estratégias de promoção de leitura nas salas de aula do primeiro e quinto anos do Ensino Fundamental. As rodas de leitura, de notícias e de ciências fazem parte das atividades permanentes semanais nas referidas escolas. O objetivo desse trabalho é realizar a divulgação científica de uma metodologia de trabalho focada no fomento à leitura nos Anos Iniciais. A metodologia empregada é a descrição do trajeto de como cada atividade é consolidada no trabalho pedagógico cotidiano. A partir das leituras realizadas nas rodas, analisaremos a avaliação feita pelas crianças das atividades de seus pares, por meio da ficha de síntese e avaliação das rodas, para o quinto ano e relato oral para o primeiro ano. Os resultados apontam para o grande impacto que a leitura de cerca de oito livros por ano para cada criança e a escuta de cerca de cem títulos apresentados por seus colegas de classe ao longo do ano letivo. A oralidade, a capacidade de expressar sua opinião também por escrito, a escuta atenta, a superação do medo de falar em público, o respeito às regras de convivência e o interesse por livros, são indicadores qualitativos das ações que têm reflexo integral no processo de ensino-aprendizagem. Especialmente sublinhamos a oportunidade do encontro entre as crianças, do sentar em círculo, do olhar, escutar e falar nessas redes de partilha de saber e construção da autonomia através do incentivo à leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ANOS INICIAIS, RODAS DE LEITURA, PRÁTICAS DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID6660_16082016150953.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA PATRÍCIA PEIXOTO DUARTE DE DECO" "autor_nome_curto" => "MARTA PATRÍCIA" "autor_email" => "martappd@gmail.com" "autor_ies" => "PEDRO II - CAMPUS TIJUCA I" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20243 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2315 "inscrito_id" => 6660 "titulo" => "ANOS INICIAIS E RODAS DE LEITURA: PRÁTICAS LEITORAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EXCELÊNCIA DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "Este trabalho traz a discussão de práticas de leitura em duas escolas públicas de excelência e referência na formação de professores no Rio de Janeiro. Serão descritas as práticas das Rodas de leitura como estratégias de promoção de leitura nas salas de aula do primeiro e quinto anos do Ensino Fundamental. As rodas de leitura, de notícias e de ciências fazem parte das atividades permanentes semanais nas referidas escolas. O objetivo desse trabalho é realizar a divulgação científica de uma metodologia de trabalho focada no fomento à leitura nos Anos Iniciais. A metodologia empregada é a descrição do trajeto de como cada atividade é consolidada no trabalho pedagógico cotidiano. A partir das leituras realizadas nas rodas, analisaremos a avaliação feita pelas crianças das atividades de seus pares, por meio da ficha de síntese e avaliação das rodas, para o quinto ano e relato oral para o primeiro ano. Os resultados apontam para o grande impacto que a leitura de cerca de oito livros por ano para cada criança e a escuta de cerca de cem títulos apresentados por seus colegas de classe ao longo do ano letivo. A oralidade, a capacidade de expressar sua opinião também por escrito, a escuta atenta, a superação do medo de falar em público, o respeito às regras de convivência e o interesse por livros, são indicadores qualitativos das ações que têm reflexo integral no processo de ensino-aprendizagem. Especialmente sublinhamos a oportunidade do encontro entre as crianças, do sentar em círculo, do olhar, escutar e falar nessas redes de partilha de saber e construção da autonomia através do incentivo à leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ANOS INICIAIS, RODAS DE LEITURA, PRÁTICAS DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID6660_16082016150953.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA PATRÍCIA PEIXOTO DUARTE DE DECO" "autor_nome_curto" => "MARTA PATRÍCIA" "autor_email" => "martappd@gmail.com" "autor_ies" => "PEDRO II - CAMPUS TIJUCA I" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }