PALÁCIOS, Keila Cristina Medeiros et al.. Alguns apontamentos sobre o jovem na eja. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20194>. Acesso em: 05/11/2024 05:06
A Educação de Jovens e Adultos – EJA durante muito tempo passou por longos processos de mudanças, até se consolidar no modelo que conhecemos atualmente, sempre com o objetivo de alfabetizar e fornecer condições para prosseguirem nos estudos aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar na faixa etária prevista. Ao longo do tempo, surgiram diversos meios para sanar o analfabetismo no Brasil, uma das medidas implantadas foi o Mobral em 1967 e a Fundação Educar em 1985, que teve duração apenas de cinco anos, sendo sessada em 1990 pelo Governo Federal que se recusou a financiar este projeto. No entanto, ainda na década de 1990 com a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, essa modalidade de ensino passou por alguns reajustes e começou a ser conhecida como Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa intitulada Alguns Apontamentos sobre o Jovem na EJA, tem o objetivo de apresentar brevemente a origem dessa modalidade de ensino, bem como discutir alguns aspectos do jovem estudante no que se refere à vida e a alfabetização. Toda a pesquisa foi realizada com base em referenciais teóricos como Ferrari (2005), Camilo (2012), Pierro (2001), entre outros, que abordam a temática, desde sua origem até possíveis soluções para os problemas que esta passa atualmente. Por se tratar de um tema relativamente novo no campo da educação é de suma importância que todos conheçam, discutam e aprendam formas de trabalhar com esse público, que por motivos variados estão aos poucos retornando às salas de aulas.