A EDUCAÇÃO JESUÍTA NO BRASIL COLÔNIA E SUA HERANÇA CONTEMPORÂNEA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19784 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2763 "inscrito_id" => 2919 "titulo" => "A EDUCAÇÃO JESUÍTA NO BRASIL COLÔNIA E SUA HERANÇA CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "O presente estudo foi elaborado com a intenção de provocar um aprofundamento e estabelecer uma possível relação entre a educação colonial com a contemporânea, assim, como identificar até que ponto a mesma sofreu e/ou ainda sofre as influências educacionais da época. O interesse pela problemática se deu a partir das reflexões durante as aulas de história da educação brasileira, onde surgiram várias discussões e se levantou a questão das sobrevivências culturais da educação no Brasil Colônia na educação contemporânea. O objetivo é através da pesquisa de observação do Ensino fundamental ou ensino médio, verificar as influências e/ou permanências ou semelhanças com a educação jesuítica colonial no Brasil em relação aos seus valores e a cultura. A metodologia da pesquisa consiste numa observação empírica nas escolas de Mossoró/RN, buscando discussões pedagógicas acerca dos conteúdos das aulas e seus métodos de ensino. A educação no Brasil que, antes do "descobrimento" se dava de maneira informal pelos índios, os quais eram ensinados desde cedo a caçar, pescar, cozinhar, guerrear, para que houvesse um bom funcionamento da aldeia, modifica-se com a chegada dos portugueses. Essa educação se dá em dois momentos: primeiramente em 1549, de cunho pedagógico, formal, relativamente pública, ministrada pelos jesuítas que tinham como objetivo não somente alfabetizar e catequizar os índios, como também aculturá-los, a fim de cederem aos interesses tanto da Coroa Portuguesa como também dos próprios jesuítas. Num segundo momento, com a expulsão dos jesuítas e a vinda do Marquês de Pombal ao Brasil em 1754, daria uma nova estrutura educacional, acabando com toda a organização de educação construída anteriormente. Portanto é notório o quanto os jesuítas impactaram como também impulsionaram a educação escolar no Brasil Colonial. Observa-se na contemporaneidade que a educação tem influência marcante da cultura e valores católicos. Até que ponto esta educação persiste no meio educacional, influenciando a nossa cultura?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO COLÔNIA, JESUÍTAS, EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA1_ID2919_17082016171627.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY MACIELLE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY SILVA" "autor_email" => "shirleymaciele@gmail.com." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19784 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2763 "inscrito_id" => 2919 "titulo" => "A EDUCAÇÃO JESUÍTA NO BRASIL COLÔNIA E SUA HERANÇA CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "O presente estudo foi elaborado com a intenção de provocar um aprofundamento e estabelecer uma possível relação entre a educação colonial com a contemporânea, assim, como identificar até que ponto a mesma sofreu e/ou ainda sofre as influências educacionais da época. O interesse pela problemática se deu a partir das reflexões durante as aulas de história da educação brasileira, onde surgiram várias discussões e se levantou a questão das sobrevivências culturais da educação no Brasil Colônia na educação contemporânea. O objetivo é através da pesquisa de observação do Ensino fundamental ou ensino médio, verificar as influências e/ou permanências ou semelhanças com a educação jesuítica colonial no Brasil em relação aos seus valores e a cultura. A metodologia da pesquisa consiste numa observação empírica nas escolas de Mossoró/RN, buscando discussões pedagógicas acerca dos conteúdos das aulas e seus métodos de ensino. A educação no Brasil que, antes do "descobrimento" se dava de maneira informal pelos índios, os quais eram ensinados desde cedo a caçar, pescar, cozinhar, guerrear, para que houvesse um bom funcionamento da aldeia, modifica-se com a chegada dos portugueses. Essa educação se dá em dois momentos: primeiramente em 1549, de cunho pedagógico, formal, relativamente pública, ministrada pelos jesuítas que tinham como objetivo não somente alfabetizar e catequizar os índios, como também aculturá-los, a fim de cederem aos interesses tanto da Coroa Portuguesa como também dos próprios jesuítas. Num segundo momento, com a expulsão dos jesuítas e a vinda do Marquês de Pombal ao Brasil em 1754, daria uma nova estrutura educacional, acabando com toda a organização de educação construída anteriormente. Portanto é notório o quanto os jesuítas impactaram como também impulsionaram a educação escolar no Brasil Colonial. Observa-se na contemporaneidade que a educação tem influência marcante da cultura e valores católicos. Até que ponto esta educação persiste no meio educacional, influenciando a nossa cultura?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO COLÔNIA, JESUÍTAS, EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA1_ID2919_17082016171627.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY MACIELLE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY SILVA" "autor_email" => "shirleymaciele@gmail.com." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }