Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO DO IFPI, CAMPUS FLORIANO

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado, vivenciado através da disciplina Prática Profissional, permite aos professores em formação aliar teoria e prática. Esse artigo apresenta as percepções dos professores em formação sobre o estágio curricular supervisionado e a construção da identidade profissional docente. Tendo como objetivo geral, compreender a importância do estágio para o processo de formação do licenciando, e objetivos específicos, destacar a contribuição que o estágio oferece para o desenvolvimento do senso crítico, enquanto formadores de opinião e futuros professores, analisar a visão desses professores em formação sobre as experiências adquiridas no estágio e as principais dificuldades encontradas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, buscando interpretar e compreender a natureza dos fatos apresentados. Utilizamos como instrumento de coleta de dados questionários, com questões abertas aplicados a 15 professores em formação do módulo VIII, 04 (quatro) de Licenciatura em Matemática e 11 (onze) de Ciências Biológicas, que já concluíram as fases de estágio na disciplina Pratica Profissional do IFPI, Campus Floriano. Os resultados demonstraram que os professores em formação consideram que os estágios realizados contribuíram significativamente para a criação de uma consciência, de responsabilidade na formação, implicando diretamente em saber como ensinar aos seus alunos enquanto futuros educadores. Concluímos que o estágio curricular supervisionado é fundamental para o processo de construção da identidade profissional docente dos professores em formação, contudo esta identidade não se constitui apenas na vida acadêmica, mas, durante todo o desenvolvimento profissional, e as nuances desse processo de formação continuada implicará em melhor desempenho em sala de aula.

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