MENDES, Ellen Cananeia Pereira et al.. Educação continuada na administração pública. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20782>. Acesso em: 05/11/2024 07:55
Este trabalho foi desenvolvido e teve por finalidade a educação continuada no âmbito da administração pública, considerando-a de grande importância, sendo seus benefícios refletidos na relação entre servidores e usuários como qualidade no serviço público. A pesquisa é de origem bibliográfica. Iniciando o trabalho com uma revisão de literatura, utilizando artigos e apostilas. Ou seja, delimitamos e descrevemos os conceitos sobre educação continuada e administração pública, aonde os instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de informações, vieram em sua grande maioria da internet. Em relação ao procedimento para a coleta de dados, que acompanhou a pesquisa bibliográfica, coletamos uma seleção de conceitos através das leituras feitas, onde separamos os conceitos que se encaixavam na proposta de explicar os termos propostos. Nesse contexto, descrevemos sobre educação continuada e administração pública. Nesse sentido, a capacitação do servidor público possibilita uma melhoria da gestão pública fazendo-os capazes de liderar, articular, gerir e pensar de forma estratégica e inovadora a ação governamental, considerando os desafios e as perspectivas da Administração Pública Federal. Os resultados apontam que a educação continuada surgiu com a intenção de atualizar os profissionais de qualquer área, sua importância reflete em um elo entre a formação teórico-científica e a realidade do meio, fazendo com que o estudante estabeleça correlações entre o referencial teórico e as situações do cotidiano. Concluímos ainda, que na administração pública é fator de suma importância para essa educação continuada, pois reflete na oferta de serviços de qualidade, além de auxiliar num melhor gerenciamento dos recursos materiais, físicos e pessoais da máquina pública.