A homoparentalidade é um arranjo familiar que vem sendo discutido por diversos campos de saber, compõe um contexto familiar onde no mínimo a mãe ou o pai se declare ser homossexual. Sendo assim, o presente artigo almeja propor uma breve reflexão acerca da família homoparental no contexto escolar, tendo como base um arcabouço bibliográfico psicanalítico, com o essencial da Teoria Freudiana. Também será explanado aspectos relacionados a família, tendo em vista que, para a psicanálise a família é uma importante influenciadora na estruturação psíquica dos sujeitos. O arranjo homoparental, ainda perpassa por questões jurídicas mal resolvidas onde, reivindicam e lutam pelo reconhecimento familiar e visibilidade. É imprescindível a relação das famílias homoparentais e instituições educacionais no desempenho e desenvolvimento das crianças no âmbito escolar. Nesse contexto, atribui-se também, as escolas uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas, de maneira a expandir seu repertório de trabalho referente ao tema família, em que, apresenta ainda uma falta de formação continuada dos profissionais que atuam no âmbito educacional e das instituições de ensino, no que se refere às discussões acerca da diversidade familiar.