O presente estudo tem como base o Projeto Especial de Ação, denominado P.E.A. nos centros de educação infantil de São Paulo. O artigo conta com tal ação na formação de professores, estando ligado diretamente à práxis do educador em sala de aula. Este projeto inserido nas unidades educacionais, tem como proposta da rede Municipal de Ensino, o Programa Mais Educação São Paulo, que vem para realizar a implementação da reorganização curricular e administrativa, tratando o documento como referência na construção do Projeto Político Pedagógico, subsidiando os horários de trabalhos coletivos e as reuniões pedagógicas, assim como suas demais ações formativas e reflexivas, devendo ser compreendido como uma organização de possibilidades de trabalho, para serem estudadas e revisadas por todos os educadores da rede nos momentos de planejamento e formação, trazendo os eixos de qualidade e gestão como princípio de discussão. Considerando e respeitando a vasta heterogeneidade das crianças, algumas práticas estão relacionadas na articulação de instâncias determinantes para um projeto educativo de qualidade, como as práticas sociais, as políticas públicas e a sistematização do conhecimento como etapas a serem trabalhadas no âmbito educacional, para assim poder fortalecer a aprendizagem do educando, deixando claro sua flexibilidade em subsidiar o sistema educacional condizente as suas singularidades e realidades. Trazendo o brincar como uma forte ferramenta de reflexão e formação para a criança desenvolver habilidades e competências em diferentes momentos de sua vida, envolvendo saberes inatingíveis, com grandes desafios que podem ser entendidos como uma construção do conhecimento sobre o mundo, atribuindo tal fato a estudos e formações contínuas dos educadores para melhor compreenderem as crianças em diferentes situações cotidianas.