Esta pesquisa analisa a concepção de Didática das pesquisas sobre formação de professores de Matemática no Centro-Oeste do Brasil. O problema que se buscou esclarecer foi que concepções de Didática fundamentam as teses e dissertações sobre formação de professores de Matemática dos programas de pós-graduação em Educação, Educação Matemática, Educação/Ensino em Ciências e Matemática, entre 2005 e 2012. Para o esclarecimento dessa questão, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, na modalidade estado do conhecimento, na qual encontraram-se 20 (vinte) trabalhos relacionados ao tema da investigação. A pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: 1) O que revelam as pesquisas sobre as implicações da Didática na professor de Matemática? 2) Para que níveis de ensino (infantil, fundamental, médio ou superior) essas pesquisas e estudos têm se voltado e como se distribuem pela região em relação às universidades, programas e linhas de pesquisas? 3) Que autores têm sido pesquisados com mais frequência na região Centro-Oeste a respeito dessa temática? 4) Que bases teórico-conceituais da Didática predominam como fundamentos desses estudos e pesquisas? Buscou-se, para essa pesquisa, aporte teórico nas contribuições de Libâneo (2010, 2013), Candau (1984, 2014), Lorenzato e Fiorentini (2009), Fiorentini (2005), D’Ambrósio ( 2000) e Davydov (1988). A constituição do corpus da pesquisa foi realizada a partir dos acervos dos bancos de dados dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Educação Matemática, Educação/Ensino em Ciências e Matemática. Na análise dos dados foram adotadas as categorizões e sistematizações dos dados, delineando-se às seguintes temáticas: Didática, formação do professor de Matemática e Educação Matemática. Os resultados obtidos revelam que a formação do professor de Matemática precisa ser revista juntamente com as concepções de Didática identificadas nessa pesquisa que se desdobraram nas palavras-chaves: ensino, formação pedagógica e aprendizagem. Nesse sentido, torna-se indispensável repensar, na atualidade, as concepções de Didática propostas na formação do professor de Matemática apontadas na análise desta pesquisa, uma vez que esse novo olhar sobre o processo educativo requer refletir as práticas que se concretizam em sala de aula e fora dela.