A CONCEPÇÃO DE DIDÁTICA DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CENTRO-OESTE DO BRASIL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19693 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2948 "inscrito_id" => 11088 "titulo" => "A CONCEPÇÃO DE DIDÁTICA DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CENTRO-OESTE DO BRASIL" "resumo" => "Esta pesquisa analisa a concepção de Didática das pesquisas sobre formação de professores de Matemática no Centro-Oeste do Brasil. O problema que se buscou esclarecer foi que concepções de Didática fundamentam as teses e dissertações sobre formação de professores de Matemática dos programas de pós-graduação em Educação, Educação Matemática, Educação/Ensino em Ciências e Matemática, entre 2005 e 2012. Para o esclarecimento dessa questão, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, na modalidade estado do conhecimento, na qual encontraram-se 20 (vinte) trabalhos relacionados ao tema da investigação. A pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: 1) O que revelam as pesquisas sobre as implicações da Didática na professor de Matemática? 2) Para que níveis de ensino (infantil, fundamental, médio ou superior) essas pesquisas e estudos têm se voltado e como se distribuem pela região em relação às universidades, programas e linhas de pesquisas? 3) Que autores têm sido pesquisados com mais frequência na região Centro-Oeste a respeito dessa temática? 4) Que bases teórico-conceituais da Didática predominam como fundamentos desses estudos e pesquisas? Buscou-se, para essa pesquisa, aporte teórico nas contribuições de Libâneo (2010, 2013), Candau (1984, 2014), Lorenzato e Fiorentini (2009), Fiorentini (2005), D’Ambrósio ( 2000) e Davydov (1988). A constituição do corpus da pesquisa foi realizada a partir dos acervos dos bancos de dados dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Educação Matemática, Educação/Ensino em Ciências e Matemática. Na análise dos dados foram adotadas as categorizões e sistematizações dos dados, delineando-se às seguintes temáticas: Didática, formação do professor de Matemática e Educação Matemática. Os resultados obtidos revelam que a formação do professor de Matemática precisa ser revista juntamente com as concepções de Didática identificadas nessa pesquisa que se desdobraram nas palavras-chaves: ensino, formação pedagógica e aprendizagem. Nesse sentido, torna-se indispensável repensar, na atualidade, as concepções de Didática propostas na formação do professor de Matemática apontadas na análise desta pesquisa, uma vez que esse novo olhar sobre o processo educativo requer refletir as práticas que se concretizam em sala de aula e fora dela." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID11088_17082016202946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA RODRIGUES LEAL" "autor_nome_curto" => "MARCIA LEAL" "autor_email" => "marcialeal@ueg.br" "autor_ies" => "UEG UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - CAMPUS FORMOSA-GO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19693 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2948 "inscrito_id" => 11088 "titulo" => "A CONCEPÇÃO DE DIDÁTICA DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CENTRO-OESTE DO BRASIL" "resumo" => "Esta pesquisa analisa a concepção de Didática das pesquisas sobre formação de professores de Matemática no Centro-Oeste do Brasil. O problema que se buscou esclarecer foi que concepções de Didática fundamentam as teses e dissertações sobre formação de professores de Matemática dos programas de pós-graduação em Educação, Educação Matemática, Educação/Ensino em Ciências e Matemática, entre 2005 e 2012. Para o esclarecimento dessa questão, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, na modalidade estado do conhecimento, na qual encontraram-se 20 (vinte) trabalhos relacionados ao tema da investigação. A pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: 1) O que revelam as pesquisas sobre as implicações da Didática na professor de Matemática? 2) Para que níveis de ensino (infantil, fundamental, médio ou superior) essas pesquisas e estudos têm se voltado e como se distribuem pela região em relação às universidades, programas e linhas de pesquisas? 3) Que autores têm sido pesquisados com mais frequência na região Centro-Oeste a respeito dessa temática? 4) Que bases teórico-conceituais da Didática predominam como fundamentos desses estudos e pesquisas? Buscou-se, para essa pesquisa, aporte teórico nas contribuições de Libâneo (2010, 2013), Candau (1984, 2014), Lorenzato e Fiorentini (2009), Fiorentini (2005), D’Ambrósio ( 2000) e Davydov (1988). A constituição do corpus da pesquisa foi realizada a partir dos acervos dos bancos de dados dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Educação Matemática, Educação/Ensino em Ciências e Matemática. Na análise dos dados foram adotadas as categorizões e sistematizações dos dados, delineando-se às seguintes temáticas: Didática, formação do professor de Matemática e Educação Matemática. Os resultados obtidos revelam que a formação do professor de Matemática precisa ser revista juntamente com as concepções de Didática identificadas nessa pesquisa que se desdobraram nas palavras-chaves: ensino, formação pedagógica e aprendizagem. Nesse sentido, torna-se indispensável repensar, na atualidade, as concepções de Didática propostas na formação do professor de Matemática apontadas na análise desta pesquisa, uma vez que esse novo olhar sobre o processo educativo requer refletir as práticas que se concretizam em sala de aula e fora dela." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID11088_17082016202946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA RODRIGUES LEAL" "autor_nome_curto" => "MARCIA LEAL" "autor_email" => "marcialeal@ueg.br" "autor_ies" => "UEG UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - CAMPUS FORMOSA-GO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }