EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA REGULAR DE FORTALEZA.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20809 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 381 "inscrito_id" => 6563 "titulo" => "EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA REGULAR DE FORTALEZA." "resumo" => "Este artigo vem com a intenção de abordar e refletir sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares. A pesquisa foi realizada em uma escola de Fortaleza localizada no bairro Demócrito Rocha, onde foram observados pontos importantes não somente em relação à inclusão, mas principalmente com a qualidade com que esse aluno é incluído na escola. Em pesquisa constata-se que a inclusão escolar de um aluno com necessidades educacionais especiais é um processo gradativo e para que aconteça na prática é necessário o comprometimento da família e comunidade escolar em geral. Este trabalho tem a proposta de discutir a Educação Inclusiva e sua diversidade dentro de uma perspectiva ampliada, mostrando que não é somente incluir, é acolher independente de cor, talentos, dificuldades e limitações físicas ou mentais. A discussão sobre inclusão adquiriu novos contornos no final do século passado e desde então, no Brasil, apesar de um volume significativo de definições legais, de políticas e programas relacionados a temática, ainda é bastante atual a existência de alguns obstáculos e desafios que se colocam em face da efetivação de ações educativas inclusivas como um todo, e que trazem questionamentos sobre a escola ser regular e includente; tendo em vista que todas as crianças tem direito a uma educação gratuita e de qualidade. Quando se trata de Educação Inclusiva, muitos são os conceitos e pré-conceitos formados na concepção das pessoas e há pouca flexibilidade para a discussão e busca de novos caminhos para atingir a inclusão com qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID6563_21072016143820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA ELLEN COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KARLA SILVA" "autor_email" => "karlarock@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20809 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 381 "inscrito_id" => 6563 "titulo" => "EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA REGULAR DE FORTALEZA." "resumo" => "Este artigo vem com a intenção de abordar e refletir sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares. A pesquisa foi realizada em uma escola de Fortaleza localizada no bairro Demócrito Rocha, onde foram observados pontos importantes não somente em relação à inclusão, mas principalmente com a qualidade com que esse aluno é incluído na escola. Em pesquisa constata-se que a inclusão escolar de um aluno com necessidades educacionais especiais é um processo gradativo e para que aconteça na prática é necessário o comprometimento da família e comunidade escolar em geral. Este trabalho tem a proposta de discutir a Educação Inclusiva e sua diversidade dentro de uma perspectiva ampliada, mostrando que não é somente incluir, é acolher independente de cor, talentos, dificuldades e limitações físicas ou mentais. A discussão sobre inclusão adquiriu novos contornos no final do século passado e desde então, no Brasil, apesar de um volume significativo de definições legais, de políticas e programas relacionados a temática, ainda é bastante atual a existência de alguns obstáculos e desafios que se colocam em face da efetivação de ações educativas inclusivas como um todo, e que trazem questionamentos sobre a escola ser regular e includente; tendo em vista que todas as crianças tem direito a uma educação gratuita e de qualidade. Quando se trata de Educação Inclusiva, muitos são os conceitos e pré-conceitos formados na concepção das pessoas e há pouca flexibilidade para a discussão e busca de novos caminhos para atingir a inclusão com qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID6563_21072016143820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA ELLEN COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KARLA SILVA" "autor_email" => "karlarock@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }