FRIEDRICH NIETZSCHE: A EDUCAÇÃO COMO UM PERCURSO PARA TORNAR-SE O QUE SE É.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21121 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 4096 "titulo" => "FRIEDRICH NIETZSCHE: A EDUCAÇÃO COMO UM PERCURSO PARA TORNAR-SE O QUE SE É." "resumo" => """ RESUMO\r\n Neste artigo, retomarei fragmentos do texto elaborado em minha dissertação de mestrado em educação. A dissertação foi defendida em 2013 na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Elaboramos algumas breves adaptações, visando adequar às propostas do presente trabalho. Vislumbramos destacar a perspectiva sobre a educação presente na terceira fase da filosofia de Friedrich Nietzsche. Foi na primeira fase que o filósofo escrevera especificamente sobre o sistema de educação na Alemanha do seu tempo de forma mais sistemática, posteriormente, ele voltara a abordar a questão, mas trazendo um significado que extrapola os debates específicos da educação formal. Na terceira fase da filosofia nietzschiana não houve uma ocupação sistemática com as questões relacionadas à educação como ocorreu na primeira, conforme destacamos anteriormente, mas entendemos que é possível sustentar que esta preocupação permaneceu e ganhou um novo enfoque que fora pensar a educação como um problema amplo, cultural. O ato de educar está inevitavelmente ligado às questões da existência e não apenas restrito a aspectos institucionais. Abordaremos a seguir como o filósofo desenvolve o conceito de tornar-se o que se é como o foco primordial de sua concepção educativa. Essa expressão resume a compreensão nietzschiana sobre a educação na fase madura de sua construção filosófica. Será a partir dela que propomos uma reflexão crítica a um modo gregário de tratar a formação humana. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TORNAR-SE O QUE SE É, TRANSFORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID4096_17062016233948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENOCK DA SILVA PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "ENOCK" "autor_email" => "enockpeixoto@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21121 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 4096 "titulo" => "FRIEDRICH NIETZSCHE: A EDUCAÇÃO COMO UM PERCURSO PARA TORNAR-SE O QUE SE É." "resumo" => """ RESUMO\r\n Neste artigo, retomarei fragmentos do texto elaborado em minha dissertação de mestrado em educação. A dissertação foi defendida em 2013 na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Elaboramos algumas breves adaptações, visando adequar às propostas do presente trabalho. Vislumbramos destacar a perspectiva sobre a educação presente na terceira fase da filosofia de Friedrich Nietzsche. Foi na primeira fase que o filósofo escrevera especificamente sobre o sistema de educação na Alemanha do seu tempo de forma mais sistemática, posteriormente, ele voltara a abordar a questão, mas trazendo um significado que extrapola os debates específicos da educação formal. Na terceira fase da filosofia nietzschiana não houve uma ocupação sistemática com as questões relacionadas à educação como ocorreu na primeira, conforme destacamos anteriormente, mas entendemos que é possível sustentar que esta preocupação permaneceu e ganhou um novo enfoque que fora pensar a educação como um problema amplo, cultural. O ato de educar está inevitavelmente ligado às questões da existência e não apenas restrito a aspectos institucionais. Abordaremos a seguir como o filósofo desenvolve o conceito de tornar-se o que se é como o foco primordial de sua concepção educativa. Essa expressão resume a compreensão nietzschiana sobre a educação na fase madura de sua construção filosófica. Será a partir dela que propomos uma reflexão crítica a um modo gregário de tratar a formação humana. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TORNAR-SE O QUE SE É, TRANSFORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID4096_17062016233948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENOCK DA SILVA PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "ENOCK" "autor_email" => "enockpeixoto@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }