A ideologia de gênero na prática pedagógica e o reflexo na sociedade trata-se de um estudo e registro de pesquisa e debate em relação a aplicação da ideologia de gênero nas instituições brasileiras de ensino e sobre os resultados de tal prática diante da sociedade. Por ser de uma temática que vem captando uma polarização de opiniões, esse artigo também irá expor os argumentos das opiniões contrárias a essa ideologia, e sendo assim, apresentar ideias esclarecedoras dos benefícios da adesão dessa prática. Foi realizada uma pesquisa tendo como base o livro “A Representação do eu na vida cotidiana” do sociólogo Erving Goffman, as ideias da filósofa Judith Butler e o conteúdo do livro “gênero e diversidade nas escolas”, além de uma entrevista com uma pedagoga que defende a ideologia de gênero. Como núcleo para uma realidade prática desse trabalho, o foco foi direcionado as questões sofridas pelos trans e para isso um acompanhamento foi feito com um transgênero a respeito do eu interno e forma natural de aceitação, além dos impactos sofridos com a ausência de uma compreensão pedagógica em sua vida acadêmica. A implantação desta ideologia na grade educacional evitaria muitos transtornos que já existem na atualidade e que passam despercebidos aos padrões da sociedade.