RESUMO: As reflexões envolvendo avanços tecnológicos vêm sendo bastante aprofundadas nas últimas décadas, levando em consideração a sua influência significativa na formação do sujeito contemporâneo, o qual encontra-se cada vez mais ligado ao desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação. A internet e os mais diversos os meios digitais são usados cotidianamente em muitas áreas e atividades, facilitando tarefas, melhorando ambientes de trabalho, inovando os meios de produção e influenciando as relações humanas. O impacto provocado por esta invasão tecnológica de informação e comunicação nas últimas décadas fomentou profundas alterações nas principais instituições sociais, mediante isso é válido nos questionarmos: a escola diante dessas mudanças atuais deve introduzir as tecnologias da informação e comunicação em suas práticas pedagógicas? Sendo a escola como um espaço de aquisição de conhecimento é possível altercar para a presença do professor reflexivo frente os novos desafios? Lyotard (1993) ressalta que a única chance do homem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é adaptar-se à complexidade imposta pelos avanços tecnológicos. Deste modo, o processo de ensino aprendizagem também necessita integrar-se à essas transformações, para Kenski (2012), “este é também o duplo desafio da educação: adaptar-se aos avanços das tecnologias e orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação critica desses novos meios”. Nesse sentido, visamos por meio deste artigo expor e discutir a cerca de uma realidade evidente na educação, onde as novas tecnologias podem servir como um elemento crucial na prática do ensino e nas concepções de aprendizados.