A natureza constitui um importante patrimônio natural disponível a humanidade, sendo primordial para sua sobrevivência, mesmo assim o homem não tem usufruído desses recursos de forma consciente. Partindo desse pressuposto esse estudo infere em desenvolver ações educativas em escolas da rede pública no Estado do Rio Grande do Norte, buscando a sensibilização a respeito das questões ambientais e preservação da fauna silvestre ameaçada de extinção, considerando a educação como um dos meios mais significativos para disseminação de boas práticas ambientais. No presente estudo foram trabalhadas as composições florísticas e faunísticas do bioma Caatinga, de dois municípios potiguares, localizados na Microrregião do Agreste Potiguar, enfocando a importância da fauna nativa e os principais fatores que acarretaram o processo de risco ou extinção dessas espécies. A pesquisa foi realizada em algumas escolas da rede pública municipal e estadual dos municípios São Paulo do Potengi e São Pedro. Esta foi aplicada em turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, qualitativo e descritivo, sendo também realizado um estudo bibliográfico com o objetivo de encontrar conceitos e opiniões de diversos autores a respeito do tema proposto. Os resultados obtidos demonstraram a dificuldade dos alunos com relação ao tema abordado, especialmente em associar conceitos sobre bioma e animais silvestres ao seu cotidiano. Ao término do trabalho foi possível concluir a necessidade de trabalhar a EA nas, especialmente com relação à preservação da fauna existente no bioma local.