Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DE CASO: O ENSINO DO LÉXICO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: ENSINO, LÉXICO, LÍNGUA Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21007
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3506
    "inscrito_id" => 5862
    "titulo" => "ESTUDO DE CASO: O ENSINO DO LÉXICO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O estudo do léxico na escola é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e cultural do educando pois contribui para apropriação e ampliação da fala, da leitura e da escrita, competências essas imprescindíveis para atender às diversas demandas da vida cotidiana, tendo em vista o homem enquanto ser social que elabora e reelabora seus conhecimentos. Destarte, pensar sobre o ensino do léxico é tomar consciência sobre a importância de se compreender o uso da “palavra”, ou seja, ter intencionalidade e clareza no instante que se fala, que se lê e que se escreve. Esta reflexão permite que o educador construa junto ao estudante uma aprendizagem significativa que não reduz o vocábulo a um conjunto de regras e combinações, porém, busca entendê-lo quanto aos seus aspectos culturais. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo dialogar com o leitor acerca das interpretações realizadas no tocante ao ensino do léxico em sala de aula, a partir da observação de duas aulas de Geografia, numa turma do 4º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola privada - Currais Novos, RN-. O artigo foi executado no interior do componente curricular “Pesquisa Educacional”, no 3º período, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – como uma atividade avaliativa. Para tanto, o estudo teve como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa na qual, as autoras analisam os recursos didáticos – texto e atividades – utilizados no decorrer das aulas, assim como a entrevista que foi aplicada com o professor, objetivando entender o que é o léxico de uma língua e como o uso do dicionário pode subsidiar esse ensino, tendo especialmente como embase teórico os pressupostos de ANTUNES (2012). Ademais, também são feitas inferências com respaldo nas conjecturas de ANTUNES (2014), ARANHA e MARTINS (1993), BAKHTIN (2011) e FIORIN (2015) para análise do objeto de estudo. Sendo assim, a análise dos dados, procedimentos e colóquios estabelecidos com os teóricos ao longo da investigação possibilitou a constatação de que o estudo da linguagem, no âmbito escolar, tem oferecido à gramática “descontextualizada” maior espaço quando comparado ao estudo dos sentidos e intenções do léxico para interação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LÉXICO, LÍNGUA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID5862_19082016165350.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADELGISE SILVA MORENO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "ADELGISE MORENO"
    "autor_email" => "adelgisefernandes@hotmail"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21007
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3506
    "inscrito_id" => 5862
    "titulo" => "ESTUDO DE CASO: O ENSINO DO LÉXICO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O estudo do léxico na escola é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e cultural do educando pois contribui para apropriação e ampliação da fala, da leitura e da escrita, competências essas imprescindíveis para atender às diversas demandas da vida cotidiana, tendo em vista o homem enquanto ser social que elabora e reelabora seus conhecimentos. Destarte, pensar sobre o ensino do léxico é tomar consciência sobre a importância de se compreender o uso da “palavra”, ou seja, ter intencionalidade e clareza no instante que se fala, que se lê e que se escreve. Esta reflexão permite que o educador construa junto ao estudante uma aprendizagem significativa que não reduz o vocábulo a um conjunto de regras e combinações, porém, busca entendê-lo quanto aos seus aspectos culturais. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo dialogar com o leitor acerca das interpretações realizadas no tocante ao ensino do léxico em sala de aula, a partir da observação de duas aulas de Geografia, numa turma do 4º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola privada - Currais Novos, RN-. O artigo foi executado no interior do componente curricular “Pesquisa Educacional”, no 3º período, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – como uma atividade avaliativa. Para tanto, o estudo teve como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa na qual, as autoras analisam os recursos didáticos – texto e atividades – utilizados no decorrer das aulas, assim como a entrevista que foi aplicada com o professor, objetivando entender o que é o léxico de uma língua e como o uso do dicionário pode subsidiar esse ensino, tendo especialmente como embase teórico os pressupostos de ANTUNES (2012). Ademais, também são feitas inferências com respaldo nas conjecturas de ANTUNES (2014), ARANHA e MARTINS (1993), BAKHTIN (2011) e FIORIN (2015) para análise do objeto de estudo. Sendo assim, a análise dos dados, procedimentos e colóquios estabelecidos com os teóricos ao longo da investigação possibilitou a constatação de que o estudo da linguagem, no âmbito escolar, tem oferecido à gramática “descontextualizada” maior espaço quando comparado ao estudo dos sentidos e intenções do léxico para interação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LÉXICO, LÍNGUA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID5862_19082016165350.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADELGISE SILVA MORENO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "ADELGISE MORENO"
    "autor_email" => "adelgisefernandes@hotmail"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O estudo do léxico na escola é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e cultural do educando pois contribui para apropriação e ampliação da fala, da leitura e da escrita, competências essas imprescindíveis para atender às diversas demandas da vida cotidiana, tendo em vista o homem enquanto ser social que elabora e reelabora seus conhecimentos. Destarte, pensar sobre o ensino do léxico é tomar consciência sobre a importância de se compreender o uso da “palavra”, ou seja, ter intencionalidade e clareza no instante que se fala, que se lê e que se escreve. Esta reflexão permite que o educador construa junto ao estudante uma aprendizagem significativa que não reduz o vocábulo a um conjunto de regras e combinações, porém, busca entendê-lo quanto aos seus aspectos culturais. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo dialogar com o leitor acerca das interpretações realizadas no tocante ao ensino do léxico em sala de aula, a partir da observação de duas aulas de Geografia, numa turma do 4º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola privada - Currais Novos, RN-. O artigo foi executado no interior do componente curricular “Pesquisa Educacional”, no 3º período, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – como uma atividade avaliativa. Para tanto, o estudo teve como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa na qual, as autoras analisam os recursos didáticos – texto e atividades – utilizados no decorrer das aulas, assim como a entrevista que foi aplicada com o professor, objetivando entender o que é o léxico de uma língua e como o uso do dicionário pode subsidiar esse ensino, tendo especialmente como embase teórico os pressupostos de ANTUNES (2012). Ademais, também são feitas inferências com respaldo nas conjecturas de ANTUNES (2014), ARANHA e MARTINS (1993), BAKHTIN (2011) e FIORIN (2015) para análise do objeto de estudo. Sendo assim, a análise dos dados, procedimentos e colóquios estabelecidos com os teóricos ao longo da investigação possibilitou a constatação de que o estudo da linguagem, no âmbito escolar, tem oferecido à gramática “descontextualizada” maior espaço quando comparado ao estudo dos sentidos e intenções do léxico para interação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.