Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A POESIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A FORMAÇÃO LITERÁRIA E SOCIOCULTURAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: POESIA, FORMAÇÃO LITERÁRIA, PROPOSTAS METODOLÓGICAS, FUNÇÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) Educação e Arte
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20017
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 908
    "inscrito_id" => 4595
    "titulo" => "A POESIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A FORMAÇÃO LITERÁRIA E SOCIOCULTURAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo trata sobre o gênero poesia como recurso didático nas aulas de literatura do ensino médio. Mesmo sendo rotulado como gênero de difícil compreensão e tendo espaço ínfimo nas aulas de literatura, acreditamos nas possibilidades de aprendizagem e de construção de sentidos que a poesia pode proporcionar. Primeiramente, como um recurso para a transformação na experiência literária dos alunos; segundo como um espaço de formação sociocultural que as temáticas poéticas podem despertar em vários aspectos da vida humana. Assim sendo, pretendemos propor metodologias de leitura para despertar o prazer pela poesia, visando as diversas temáticas que esse gênero abrange e possibilitando a formação crítica e literária dos alunos do ensino médio. Para tanto, utilizaremos os estudos de Hélder Pinheiro (2007), Eliana Kefalás (2012) e Rildo Cosson (2014), que trazem diversas formas de se trabalhar a poesia, focando no trabalho de leitura dentro da sala de aula e despertando o prazer literário nos alunos. Esperamos assim mostrar que com metodologias adequadas o gênero poesia pode contribuir de forma significativa na formação literária e social dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "POESIA, FORMAÇÃO LITERÁRIA, PROPOSTAS METODOLÓGICAS, FUNÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID4595_11082016221823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA GOMES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA GOMES"
    "autor_email" => "fernanda.gomes@aluno.uece"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20017
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 908
    "inscrito_id" => 4595
    "titulo" => "A POESIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A FORMAÇÃO LITERÁRIA E SOCIOCULTURAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo trata sobre o gênero poesia como recurso didático nas aulas de literatura do ensino médio. Mesmo sendo rotulado como gênero de difícil compreensão e tendo espaço ínfimo nas aulas de literatura, acreditamos nas possibilidades de aprendizagem e de construção de sentidos que a poesia pode proporcionar. Primeiramente, como um recurso para a transformação na experiência literária dos alunos; segundo como um espaço de formação sociocultural que as temáticas poéticas podem despertar em vários aspectos da vida humana. Assim sendo, pretendemos propor metodologias de leitura para despertar o prazer pela poesia, visando as diversas temáticas que esse gênero abrange e possibilitando a formação crítica e literária dos alunos do ensino médio. Para tanto, utilizaremos os estudos de Hélder Pinheiro (2007), Eliana Kefalás (2012) e Rildo Cosson (2014), que trazem diversas formas de se trabalhar a poesia, focando no trabalho de leitura dentro da sala de aula e despertando o prazer literário nos alunos. Esperamos assim mostrar que com metodologias adequadas o gênero poesia pode contribuir de forma significativa na formação literária e social dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "POESIA, FORMAÇÃO LITERÁRIA, PROPOSTAS METODOLÓGICAS, FUNÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID4595_11082016221823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA GOMES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA GOMES"
    "autor_email" => "fernanda.gomes@aluno.uece"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo trata sobre o gênero poesia como recurso didático nas aulas de literatura do ensino médio. Mesmo sendo rotulado como gênero de difícil compreensão e tendo espaço ínfimo nas aulas de literatura, acreditamos nas possibilidades de aprendizagem e de construção de sentidos que a poesia pode proporcionar. Primeiramente, como um recurso para a transformação na experiência literária dos alunos; segundo como um espaço de formação sociocultural que as temáticas poéticas podem despertar em vários aspectos da vida humana. Assim sendo, pretendemos propor metodologias de leitura para despertar o prazer pela poesia, visando as diversas temáticas que esse gênero abrange e possibilitando a formação crítica e literária dos alunos do ensino médio. Para tanto, utilizaremos os estudos de Hélder Pinheiro (2007), Eliana Kefalás (2012) e Rildo Cosson (2014), que trazem diversas formas de se trabalhar a poesia, focando no trabalho de leitura dentro da sala de aula e despertando o prazer literário nos alunos. Esperamos assim mostrar que com metodologias adequadas o gênero poesia pode contribuir de forma significativa na formação literária e social dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.