Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCRITAS DE MINAS: OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Palavra-chaves: QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES INTERPESSOAIS, RESGATE DE VALORES, RESPEITO AO PRÓXIMO Comunicação Oral (CO) Fundamentos da Educação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20962
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 4150
    "titulo" => "ESCRITAS DE MINAS: OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO E  A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL"
    "resumo" => "Este trabalho surgiu da proposta de projeto de pesquisa para o EDITAL 08/2015 – PROPESQINOV - EDITAL UNIFICADO DE CHAMADA DE PROJETOS PARA O V PROGRAMA - INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR – CNPq - BIC JR – do IF SUDESTE MG, submetido pela professora Lisleandra Machado no intuito de transformar os trabalhos  de conclusão de curso (TCC's) do curso em Gestão Escolar, no qual a professora foi orientadora de TCC's, em artigos científicos. Esta pesquisa lança um olhar crítico e reflexivo sobre as relações interpessoais na escola. Tem como objetivo investigar que tipo de relações e de que forma elas influenciam no processo de ensino e aprendizagem, visando à melhoria do trabalho coletivo e conscientizando os professores de seu importantíssimo trabalho como agente transformador na sociedade, contribuindo para a formação do indivíduo político, capaz de fazer a diferença no meio em que vive. Quando se percebem conflitos na escola que travam a execução de um projeto de socialização e humanização entre todos os envolvidos, é sinal de que as mudanças precisam acontecer antes que estragos maiores possam acabar com quaisquer tentativas de buscar soluções coerentes. Considera-se um desafio para a pedagogia atual o ato de resgatar em seus professores o cerne dos quatro pilares, uma vez que é notável e triste perceber a desvalorização da classe por ela mesma. “Resgatar”, então, talvez seja a palavra de ordem, pois mudanças qualitativas em quaisquer ambientes corporativos partem do “eu” para o “nós”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES INTERPESSOAIS, RESGATE DE VALORES, RESPEITO AO PRÓXIMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID4150_05062016184922.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUIZA FIRMIANO TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA FIRMIANO"
    "autor_email" => "maria.luiza@ifsudestemg.e"
    "autor_ies" => "IF SUDESTE MG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20962
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 4150
    "titulo" => "ESCRITAS DE MINAS: OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO E  A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL"
    "resumo" => "Este trabalho surgiu da proposta de projeto de pesquisa para o EDITAL 08/2015 – PROPESQINOV - EDITAL UNIFICADO DE CHAMADA DE PROJETOS PARA O V PROGRAMA - INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR – CNPq - BIC JR – do IF SUDESTE MG, submetido pela professora Lisleandra Machado no intuito de transformar os trabalhos  de conclusão de curso (TCC's) do curso em Gestão Escolar, no qual a professora foi orientadora de TCC's, em artigos científicos. Esta pesquisa lança um olhar crítico e reflexivo sobre as relações interpessoais na escola. Tem como objetivo investigar que tipo de relações e de que forma elas influenciam no processo de ensino e aprendizagem, visando à melhoria do trabalho coletivo e conscientizando os professores de seu importantíssimo trabalho como agente transformador na sociedade, contribuindo para a formação do indivíduo político, capaz de fazer a diferença no meio em que vive. Quando se percebem conflitos na escola que travam a execução de um projeto de socialização e humanização entre todos os envolvidos, é sinal de que as mudanças precisam acontecer antes que estragos maiores possam acabar com quaisquer tentativas de buscar soluções coerentes. Considera-se um desafio para a pedagogia atual o ato de resgatar em seus professores o cerne dos quatro pilares, uma vez que é notável e triste perceber a desvalorização da classe por ela mesma. “Resgatar”, então, talvez seja a palavra de ordem, pois mudanças qualitativas em quaisquer ambientes corporativos partem do “eu” para o “nós”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES INTERPESSOAIS, RESGATE DE VALORES, RESPEITO AO PRÓXIMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID4150_05062016184922.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUIZA FIRMIANO TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA FIRMIANO"
    "autor_email" => "maria.luiza@ifsudestemg.e"
    "autor_ies" => "IF SUDESTE MG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho surgiu da proposta de projeto de pesquisa para o EDITAL 08/2015 – PROPESQINOV - EDITAL UNIFICADO DE CHAMADA DE PROJETOS PARA O V PROGRAMA - INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR – CNPq - BIC JR – do IF SUDESTE MG, submetido pela professora Lisleandra Machado no intuito de transformar os trabalhos de conclusão de curso (TCC's) do curso em Gestão Escolar, no qual a professora foi orientadora de TCC's, em artigos científicos. Esta pesquisa lança um olhar crítico e reflexivo sobre as relações interpessoais na escola. Tem como objetivo investigar que tipo de relações e de que forma elas influenciam no processo de ensino e aprendizagem, visando à melhoria do trabalho coletivo e conscientizando os professores de seu importantíssimo trabalho como agente transformador na sociedade, contribuindo para a formação do indivíduo político, capaz de fazer a diferença no meio em que vive. Quando se percebem conflitos na escola que travam a execução de um projeto de socialização e humanização entre todos os envolvidos, é sinal de que as mudanças precisam acontecer antes que estragos maiores possam acabar com quaisquer tentativas de buscar soluções coerentes. Considera-se um desafio para a pedagogia atual o ato de resgatar em seus professores o cerne dos quatro pilares, uma vez que é notável e triste perceber a desvalorização da classe por ela mesma. “Resgatar”, então, talvez seja a palavra de ordem, pois mudanças qualitativas em quaisquer ambientes corporativos partem do “eu” para o “nós”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.