ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO FORMAL OU NÃO FORMAL?
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20950 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2760 "inscrito_id" => 11569 "titulo" => "ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO FORMAL OU NÃO FORMAL?" "resumo" => "As escolas por muito tempo foram o único espaço de construção de conhecimentos. Atualmente existem práticas educacionais que se processam nos mais distintos ambientes. Nesse sentido, as discussões sobre educação formal e não formal por Gadotti (2005) e Gohn (2004) tornam-se cada vez mais úteis para que possamos conhecer as nuances que estão por traz da simples caracterização em um ou outro formato de educação. Entendendo que a educação religiosa objetiva a descrição e a reflexão sobre os costumes e valores das religiões existentes, o presente trabalho objetiva identificar se a educação processada no âmbito da Escola Bíblica Dominical (E.B.D.) constitui-se um modelo de educação formal ou não formal. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho etnográfico, com uma abordagem plurimetodológica, que se utilizou de entrevistas semiestruturadas, questionários semiabertos e observações, em uma Escola Bíblica Dominical de uma Igreja Batista em Olinda-PE. Elegemos como categorias de análise a hierarquia da instituição, a estrutura física e as práticas pedagógicas ali desenvolvidas. Os resultados apontam que embora existam elementos de uma educação não formal, como a não obrigatoriedade de formação para os professores e ausência de controle por órgãos regulamentadores é visível o esforço de aproximação com a educação formal, como forma de validar as práticas não formais ali realizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FORMAL, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID11569_17082016171455.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO BEZERRA DE VASCONCELOS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "LUCIANO JR" "autor_email" => "lvasconcelosjr@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20950 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2760 "inscrito_id" => 11569 "titulo" => "ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO FORMAL OU NÃO FORMAL?" "resumo" => "As escolas por muito tempo foram o único espaço de construção de conhecimentos. Atualmente existem práticas educacionais que se processam nos mais distintos ambientes. Nesse sentido, as discussões sobre educação formal e não formal por Gadotti (2005) e Gohn (2004) tornam-se cada vez mais úteis para que possamos conhecer as nuances que estão por traz da simples caracterização em um ou outro formato de educação. Entendendo que a educação religiosa objetiva a descrição e a reflexão sobre os costumes e valores das religiões existentes, o presente trabalho objetiva identificar se a educação processada no âmbito da Escola Bíblica Dominical (E.B.D.) constitui-se um modelo de educação formal ou não formal. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho etnográfico, com uma abordagem plurimetodológica, que se utilizou de entrevistas semiestruturadas, questionários semiabertos e observações, em uma Escola Bíblica Dominical de uma Igreja Batista em Olinda-PE. Elegemos como categorias de análise a hierarquia da instituição, a estrutura física e as práticas pedagógicas ali desenvolvidas. Os resultados apontam que embora existam elementos de uma educação não formal, como a não obrigatoriedade de formação para os professores e ausência de controle por órgãos regulamentadores é visível o esforço de aproximação com a educação formal, como forma de validar as práticas não formais ali realizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FORMAL, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID11569_17082016171455.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO BEZERRA DE VASCONCELOS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "LUCIANO JR" "autor_email" => "lvasconcelosjr@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }