ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO EM ÁREAS PROTEGIDAS NO AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20894 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3590 "inscrito_id" => 5465 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO EM ÁREAS PROTEGIDAS NO AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O objetivo deste artigo é relatar uma experiência acumulada na elaboração da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia do Campo a ser realizado, inicialmente, em áreas protegidas no estado do Amazonas numa relação entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Fundação Amazônia Sustentável e comunitários para onde o curso está sendo construído. A Metodologia da elaboração da proposta do Curso de Pedagogia do Campo no contexto amazônico resulta de trabalho teórico e prático, em horas e dias de diálogo com moradores das comunidades onde o curso será ofertado e também com a Instituição parceira da Universidade para um diagnóstico participativo com moradores das comunidades para onde o Curso será ofertado. Questões fundamentais relacionadas à formação dos professores formadores, a questões epistemológicas, didáticas e metodológicas para a operacionalização do Curso também foram pensadas, haja vista que os sujeitos do campo se constroem e se reconstroem em processos sociais e culturais que precisam ser incluídos desde o currículo até o processo de ensino e aprendizagem. A proposta ora relatada encontra-se em análise na reitoria da UEA e dela emergem desafios e esperanças. A Educação do campo, da floresta e das águas é um projeto para a formação de professores em comunidades rurais, contextualizados em seu tempo, espaço e lugar. Sujeitos que possam, de modo individual e coletivo, exercer o protagonismo em suas comunidades nos diversos espaços onde vivem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ÁREAS PROTEGIDAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID5465_19082016203853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILZA LARAY DE JESUS" "autor_nome_curto" => "EDILZA " "autor_email" => "edilzalaray@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20894 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3590 "inscrito_id" => 5465 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO EM ÁREAS PROTEGIDAS NO AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O objetivo deste artigo é relatar uma experiência acumulada na elaboração da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia do Campo a ser realizado, inicialmente, em áreas protegidas no estado do Amazonas numa relação entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Fundação Amazônia Sustentável e comunitários para onde o curso está sendo construído. A Metodologia da elaboração da proposta do Curso de Pedagogia do Campo no contexto amazônico resulta de trabalho teórico e prático, em horas e dias de diálogo com moradores das comunidades onde o curso será ofertado e também com a Instituição parceira da Universidade para um diagnóstico participativo com moradores das comunidades para onde o Curso será ofertado. Questões fundamentais relacionadas à formação dos professores formadores, a questões epistemológicas, didáticas e metodológicas para a operacionalização do Curso também foram pensadas, haja vista que os sujeitos do campo se constroem e se reconstroem em processos sociais e culturais que precisam ser incluídos desde o currículo até o processo de ensino e aprendizagem. A proposta ora relatada encontra-se em análise na reitoria da UEA e dela emergem desafios e esperanças. A Educação do campo, da floresta e das águas é um projeto para a formação de professores em comunidades rurais, contextualizados em seu tempo, espaço e lugar. Sujeitos que possam, de modo individual e coletivo, exercer o protagonismo em suas comunidades nos diversos espaços onde vivem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ÁREAS PROTEGIDAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID5465_19082016203853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILZA LARAY DE JESUS" "autor_nome_curto" => "EDILZA " "autor_email" => "edilzalaray@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }