EJA E TRABALHO
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Através das experiências obtidas com o Programa de Educação Tutorial PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à universidade: diálogos universidade-comunidade, que integra as atividades de extensão da Universidade Federal da Paraíba, a partir da experiência como bolsista do mesmo, observando todo esse processo a partir do período de regências nas salas da Educação de Jovens e Adultos. A partir disso, podemos constatar as relações desses alunos, que exercem funções trabalhistas e também estudam. Nesse momento, sente-se o interesse pela temática. Para uma maior compreensão dessa relação de alunos e o trabalho, teve-se a necessidade de entender como se dá o processo de escolarização no Brasil, a partir do início do século XX/XXI, como também entender as perspectivas dos estudantes quanto a escola e o trabalho. Foi observado que o acesso das classes subalternas a escola no início do século XX deu-se pela demanda de mão de obra para supri uma necessidade do capital, e que posteriormente, expande-se, a partir do método freireano, a necessidade de acabar com o analfabetismo e com isso, sanar a dívida histórica aos sujeitos que foram excluídos da sociedade. Podemos constatar nesse momento a escola como local político, palco das transformações e integrações necessárias para uma sociedade mais justa. O artigo também propõe-se a analisar as perspectivas das motivações que fazem os jovens e adultos a voltarem ao ambiente escolar, elencamos aqui alguns motivos como a oportunidade de uma melhor remuneração em seu emprego, busca pelo conhecimento, assimilação da sociedade, dentre outros. A escola se torna um lugar importante de socialização. 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