Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA PROFESSOR E GESTOR ESCOLAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB

Palavra-chaves: EJA- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HISTORICIDADE, DOCÊNCIA Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20787
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2261
    "inscrito_id" => 12048
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA PROFESSOR E GESTOR ESCOLAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "O presente artigo tem enfoque em duas questões centrais, que estão relacionadas ao processo educacional e, envolve o significado da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o professor e a gestão escolar da escola pesquisada. Sendo assim, inicia-se a discussão dessa abordagem partindo da historicidade da educação na EJA. Apontamos vários olhares ao longo do tempo, tais como: significação por parte dos alunos, área educacional, a LDB e a formação inicial e continuada do educador para trabalhar nessa modalidade. Priorizamos a metodologia qualitativa em direção à análise dos dados coletados através da pesquisa realizada, em uma escola municipal, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Para fundamentar este trabalho buscamos apoio nos estudos de Di Pierro, Joia e Ribeiro, 2001; Freire, 2006; Haddad, (In: RIBEIRO, 2002); Schwartz, 2010; Soares, 2002 e Soares, Giovanetti, Gomes, 2005, entre outros. Conclui-se, a partir dos dados analisados, neste estudo, que quando numa escola da EJA, que tem um corpo docente consciente de seu papel na modalidade de ensino da EJA e conta com o apoio e o incentivo da Gestão escolar centrada, nos interesses e nas necessidades do aluno da EJA, bem como na formação inicial e continuada do docente, tudo pode contribuir para uma aprendizagem significativa entre alfabetizador e alfabetizando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EJA- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HISTORICIDADE, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID12048_16082016094436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS MAIA FERNANDES DIAS"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS MAIA"
    "autor_email" => "lucaskurtcob@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20787
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2261
    "inscrito_id" => 12048
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA PROFESSOR E GESTOR ESCOLAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "O presente artigo tem enfoque em duas questões centrais, que estão relacionadas ao processo educacional e, envolve o significado da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o professor e a gestão escolar da escola pesquisada. Sendo assim, inicia-se a discussão dessa abordagem partindo da historicidade da educação na EJA. Apontamos vários olhares ao longo do tempo, tais como: significação por parte dos alunos, área educacional, a LDB e a formação inicial e continuada do educador para trabalhar nessa modalidade. Priorizamos a metodologia qualitativa em direção à análise dos dados coletados através da pesquisa realizada, em uma escola municipal, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Para fundamentar este trabalho buscamos apoio nos estudos de Di Pierro, Joia e Ribeiro, 2001; Freire, 2006; Haddad, (In: RIBEIRO, 2002); Schwartz, 2010; Soares, 2002 e Soares, Giovanetti, Gomes, 2005, entre outros. Conclui-se, a partir dos dados analisados, neste estudo, que quando numa escola da EJA, que tem um corpo docente consciente de seu papel na modalidade de ensino da EJA e conta com o apoio e o incentivo da Gestão escolar centrada, nos interesses e nas necessidades do aluno da EJA, bem como na formação inicial e continuada do docente, tudo pode contribuir para uma aprendizagem significativa entre alfabetizador e alfabetizando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EJA- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HISTORICIDADE, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID12048_16082016094436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS MAIA FERNANDES DIAS"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS MAIA"
    "autor_email" => "lucaskurtcob@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo tem enfoque em duas questões centrais, que estão relacionadas ao processo educacional e, envolve o significado da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o professor e a gestão escolar da escola pesquisada. Sendo assim, inicia-se a discussão dessa abordagem partindo da historicidade da educação na EJA. Apontamos vários olhares ao longo do tempo, tais como: significação por parte dos alunos, área educacional, a LDB e a formação inicial e continuada do educador para trabalhar nessa modalidade. Priorizamos a metodologia qualitativa em direção à análise dos dados coletados através da pesquisa realizada, em uma escola municipal, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Para fundamentar este trabalho buscamos apoio nos estudos de Di Pierro, Joia e Ribeiro, 2001; Freire, 2006; Haddad, (In: RIBEIRO, 2002); Schwartz, 2010; Soares, 2002 e Soares, Giovanetti, Gomes, 2005, entre outros. Conclui-se, a partir dos dados analisados, neste estudo, que quando numa escola da EJA, que tem um corpo docente consciente de seu papel na modalidade de ensino da EJA e conta com o apoio e o incentivo da Gestão escolar centrada, nos interesses e nas necessidades do aluno da EJA, bem como na formação inicial e continuada do docente, tudo pode contribuir para uma aprendizagem significativa entre alfabetizador e alfabetizando.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.