Com o objetivo de formar leitores competentes e favorecer o prazer pela leitura, o presente artigo pretende relatar uma experiência com o projeto de leitura “Ler é viajar do real ao imaginário”, realizado numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma tradicional escola da região metropolitana de Natal/RN, valorizando a leitura como fonte de informação e via de acesso ao mundo. A metodologia utilizada baseia-se nos momentos literários: vivências, dinâmicas, contação e dramatização de histórias, recitação de poemas, empréstimos de livros, rodas de leitura, socialização de experiências de leitura, entre outros; Para corroborar com o relato, citamos como exemplo de uma ação desse projeto, o projeto literário com o livro paradidático Maroca e Deolindo, do autor e ilustrador André Neves. Alguns dos autores que ajudaram a compor o referencial teórico foram: Rildo Cosson (2012), Rosângela Veliago (1992), Isabel Solé (1998). Todos os alunos participaram e se envolveram com a leitura dos contos, com os trabalhos de pesquisa, atividades de leitura em família, a visita do autor do livro, bem como, com as apresentações na feira de arte, cultura e literatura. Durante a realização do projeto, percebemos mudanças no comportamento dos alunos, que ao terminarem as atividades, buscavam a leitura. Desse modo, o projeto ajudou a criar o hábito pela leitura, que eles levarão por toda a vida.