DO REAL AO IMAGINÁRIO: A EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO DE LEITURA EM UMA ESCOLA PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL – RN
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20723 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3309 "inscrito_id" => 10447 "titulo" => "DO REAL AO IMAGINÁRIO: A EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO DE LEITURA EM UMA ESCOLA PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL – RN" "resumo" => "Com o objetivo de formar leitores competentes e favorecer o prazer pela leitura, o presente artigo pretende relatar uma experiência com o projeto de leitura “Ler é viajar do real ao imaginário”, realizado numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma tradicional escola da região metropolitana de Natal/RN, valorizando a leitura como fonte de informação e via de acesso ao mundo. A metodologia utilizada baseia-se nos momentos literários: vivências, dinâmicas, contação e dramatização de histórias, recitação de poemas, empréstimos de livros, rodas de leitura, socialização de experiências de leitura, entre outros; Para corroborar com o relato, citamos como exemplo de uma ação desse projeto, o projeto literário com o livro paradidático Maroca e Deolindo, do autor e ilustrador André Neves. Alguns dos autores que ajudaram a compor o referencial teórico foram: Rildo Cosson (2012), Rosângela Veliago (1992), Isabel Solé (1998). Todos os alunos participaram e se envolveram com a leitura dos contos, com os trabalhos de pesquisa, atividades de leitura em família, a visita do autor do livro, bem como, com as apresentações na feira de arte, cultura e literatura. Durante a realização do projeto, percebemos mudanças no comportamento dos alunos, que ao terminarem as atividades, buscavam a leitura. Desse modo, o projeto ajudou a criar o hábito pela leitura, que eles levarão por toda a vida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LER, VIAJAR, IMAGINÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID10447_18082016210146.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLLAUCE CRISTINA DE ARAÚJO BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "GLLAUCE" "autor_email" => "gllaucecris@hotmail.com" "autor_ies" => "PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE EXTREMOZ E DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20723 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3309 "inscrito_id" => 10447 "titulo" => "DO REAL AO IMAGINÁRIO: A EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO DE LEITURA EM UMA ESCOLA PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL – RN" "resumo" => "Com o objetivo de formar leitores competentes e favorecer o prazer pela leitura, o presente artigo pretende relatar uma experiência com o projeto de leitura “Ler é viajar do real ao imaginário”, realizado numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma tradicional escola da região metropolitana de Natal/RN, valorizando a leitura como fonte de informação e via de acesso ao mundo. A metodologia utilizada baseia-se nos momentos literários: vivências, dinâmicas, contação e dramatização de histórias, recitação de poemas, empréstimos de livros, rodas de leitura, socialização de experiências de leitura, entre outros; Para corroborar com o relato, citamos como exemplo de uma ação desse projeto, o projeto literário com o livro paradidático Maroca e Deolindo, do autor e ilustrador André Neves. Alguns dos autores que ajudaram a compor o referencial teórico foram: Rildo Cosson (2012), Rosângela Veliago (1992), Isabel Solé (1998). Todos os alunos participaram e se envolveram com a leitura dos contos, com os trabalhos de pesquisa, atividades de leitura em família, a visita do autor do livro, bem como, com as apresentações na feira de arte, cultura e literatura. Durante a realização do projeto, percebemos mudanças no comportamento dos alunos, que ao terminarem as atividades, buscavam a leitura. Desse modo, o projeto ajudou a criar o hábito pela leitura, que eles levarão por toda a vida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LER, VIAJAR, IMAGINÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID10447_18082016210146.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLLAUCE CRISTINA DE ARAÚJO BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "GLLAUCE" "autor_email" => "gllaucecris@hotmail.com" "autor_ies" => "PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE EXTREMOZ E DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }