Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISCUTINDO E IDENTIFICANDO SABERES DOCENTES A LUZ DE TARDIF, PIMENTA E FOSSATI, SARMENTO E GUTHS

Palavra-chaves: SABERES DOCENTES, ENSINO, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A docência está arraigada por saberes docentes, os quais são apreendidos durante todo o percurso acadêmico, bem como na prática cotidiana do professor. Esta discussão, acerca dos saberes docentes, ganha destaque e está longe de cessar. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou-se em identificar saberes docentes a partir dos estudos de Tardif (2003), Pimenta (2002) e Fossati, Sarmento e Guths (2012), bem como tecer algumas considerações a respeito desta temática. Para atingir o objetivo proposto, optamos metodologicamente em desenvolver uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Foi possível perceber nos estudos de Tardif (2003) a existência de 4 (quatro) saberes docentes (saberes advindos da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes experienciais). Já nos estudos de Pimenta (2002), é possível identificar 3 (três) saberes docentes (saberes da experiência, saberes do conhecimento e saberes pedagógicos). E Por fim, os estudos de Fossati, Sarmento e Guths (2012) reconhecem os saberes docentes identificados por Tardif e Pimenta, no entanto é possível perceber a identificação de mais 2 (dois) saberes docentes (saberes de humanização e saberes criativos). Portanto, constatamos que foi possível discutir e identificar saberes docentes a partir dos estudos de Tardif (2003), Pimenta (2002) e Fossati, Sarmento e Guths (2012), os quais apresentam especificidades que são adquiridas nas Universidades, nas escolas, com a experiência do cotidiano, através das disciplinas ministradas, no próprio ato de ensinar, entre outros.

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