Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÃO ENTRE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA E SEU DESEMPENHO NAS AVALIAÇÕES ESCRITAS

Palavra-chaves: BIOTECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA, DESEMPENHO DOS ALUNOS, PLATAFORMA MOODLE Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22159
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1653
    "inscrito_id" => 8933
    "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA E SEU DESEMPENHO NAS AVALIAÇÕES ESCRITAS"
    "resumo" => "A educação a distância (EaD) é uma forma de ensino que estimula a autoaprendizagem, onde a comunicação entre professor e aluno é feita, principalmente, por meio do software livre Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (plataforma Moodle). Dentre as ferramentas contidas nessa plataforma, os fóruns de discussões possibilitam uma maior interação e comparação de pensamentos entre os alunos, promovendo a produção de novos conhecimentos. Além disso, o desempenho dos alunos em avaliações escritas presenciais e o sucesso de um curso vão depender da habilidade de interação entre os participantes da turma em fóruns de discussão. Neste sentido, este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre a participação dos estudantes no fórum da disciplina de Biotecnologia do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da UFRN com o seu desempenho nas avaliações escritas. O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Biotecnologia ofertada aos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao total foram avaliados 47 alunos, sendo 15 de Currais Novos, 29 de Caicó, 2 de Guamaré e 1 de Luís Gomes. A disciplina foi dividida em duas unidades (I e II), tendo em cada uma delas a nota de participação no fórum, nota da atividade, nota dos relatórios da aula prática e a nota da avaliação presencial, realizada nos polos de apoio a EaD. Para a análise descritiva dos dados, os alunos foram subdivididos em três categorias com relação à participação nos fóruns: (1) Participou do fórum apenas uma vez; (2) Participou do fórum mais de uma vez; (3) Não participou dos fóruns. Na unidade I, 46,8% dos alunos participaram dos fóruns mais de uma vez e 50% desses alunos obtiveram nota igual ou acima de 50% do valor total da nota na avaliação escrita. Quase 30% dos alunos não participaram de nenhum fórum e apenas 21,4% desses alunos tiraram a nota igual ou acima de 50%. Na unidade II, esperava-se que houvesse uma maior participação dos alunos nos fóruns, já que apenas 38,3% dos alunos tinham conseguido tirar nota igual ou acima de 50% na unidade I. . Entretanto, foi visto que a quantidade de alunos que participaram dos fóruns mais de uma vez diminuiu. Em contrapartida, 66% dos alunos conseguiram tirar a nota na avaliação escrita igual ou acima de 50%, já que isso se deve principalmente ao aumento no número de alunos que conseguiram tirar uma nota igual ou maior que 50% nas categorias 1 e 2. Dos 42,5% dos alunos que participaram dos fóruns mais de uma vez, 90% conseguiram tirar a nota igual ou acima de 50% na avaliação escrita. Assim, pode-se concluir que os resultados enfatizam a importância da participação dos alunos nos fóruns de discussão, já que aumenta a oportunidade de o aluno expor suas opiniões e sendo um fator positivo para a aprendizagem, como também, a troca de conhecimento e maior dedicação e estudo vão influenciar diretamente na nota da prova."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIOTECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA, DESEMPENHO DOS ALUNOS, PLATAFORMA MOODLE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID8933_15082016120210.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IASMIM SANTOS MANGABEIRA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IASMIM SILVA"
    "autor_email" => "iasmim_mangabeira@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22159
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1653
    "inscrito_id" => 8933
    "titulo" => "RELAÇÃO ENTRE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA E SEU DESEMPENHO NAS AVALIAÇÕES ESCRITAS"
    "resumo" => "A educação a distância (EaD) é uma forma de ensino que estimula a autoaprendizagem, onde a comunicação entre professor e aluno é feita, principalmente, por meio do software livre Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (plataforma Moodle). Dentre as ferramentas contidas nessa plataforma, os fóruns de discussões possibilitam uma maior interação e comparação de pensamentos entre os alunos, promovendo a produção de novos conhecimentos. Além disso, o desempenho dos alunos em avaliações escritas presenciais e o sucesso de um curso vão depender da habilidade de interação entre os participantes da turma em fóruns de discussão. Neste sentido, este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre a participação dos estudantes no fórum da disciplina de Biotecnologia do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da UFRN com o seu desempenho nas avaliações escritas. O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Biotecnologia ofertada aos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao total foram avaliados 47 alunos, sendo 15 de Currais Novos, 29 de Caicó, 2 de Guamaré e 1 de Luís Gomes. A disciplina foi dividida em duas unidades (I e II), tendo em cada uma delas a nota de participação no fórum, nota da atividade, nota dos relatórios da aula prática e a nota da avaliação presencial, realizada nos polos de apoio a EaD. Para a análise descritiva dos dados, os alunos foram subdivididos em três categorias com relação à participação nos fóruns: (1) Participou do fórum apenas uma vez; (2) Participou do fórum mais de uma vez; (3) Não participou dos fóruns. Na unidade I, 46,8% dos alunos participaram dos fóruns mais de uma vez e 50% desses alunos obtiveram nota igual ou acima de 50% do valor total da nota na avaliação escrita. Quase 30% dos alunos não participaram de nenhum fórum e apenas 21,4% desses alunos tiraram a nota igual ou acima de 50%. Na unidade II, esperava-se que houvesse uma maior participação dos alunos nos fóruns, já que apenas 38,3% dos alunos tinham conseguido tirar nota igual ou acima de 50% na unidade I. . Entretanto, foi visto que a quantidade de alunos que participaram dos fóruns mais de uma vez diminuiu. Em contrapartida, 66% dos alunos conseguiram tirar a nota na avaliação escrita igual ou acima de 50%, já que isso se deve principalmente ao aumento no número de alunos que conseguiram tirar uma nota igual ou maior que 50% nas categorias 1 e 2. Dos 42,5% dos alunos que participaram dos fóruns mais de uma vez, 90% conseguiram tirar a nota igual ou acima de 50% na avaliação escrita. Assim, pode-se concluir que os resultados enfatizam a importância da participação dos alunos nos fóruns de discussão, já que aumenta a oportunidade de o aluno expor suas opiniões e sendo um fator positivo para a aprendizagem, como também, a troca de conhecimento e maior dedicação e estudo vão influenciar diretamente na nota da prova."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIOTECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA, DESEMPENHO DOS ALUNOS, PLATAFORMA MOODLE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID8933_15082016120210.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IASMIM SANTOS MANGABEIRA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IASMIM SILVA"
    "autor_email" => "iasmim_mangabeira@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A educação a distância (EaD) é uma forma de ensino que estimula a autoaprendizagem, onde a comunicação entre professor e aluno é feita, principalmente, por meio do software livre Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (plataforma Moodle). Dentre as ferramentas contidas nessa plataforma, os fóruns de discussões possibilitam uma maior interação e comparação de pensamentos entre os alunos, promovendo a produção de novos conhecimentos. Além disso, o desempenho dos alunos em avaliações escritas presenciais e o sucesso de um curso vão depender da habilidade de interação entre os participantes da turma em fóruns de discussão. Neste sentido, este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre a participação dos estudantes no fórum da disciplina de Biotecnologia do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da UFRN com o seu desempenho nas avaliações escritas. O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Biotecnologia ofertada aos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao total foram avaliados 47 alunos, sendo 15 de Currais Novos, 29 de Caicó, 2 de Guamaré e 1 de Luís Gomes. A disciplina foi dividida em duas unidades (I e II), tendo em cada uma delas a nota de participação no fórum, nota da atividade, nota dos relatórios da aula prática e a nota da avaliação presencial, realizada nos polos de apoio a EaD. Para a análise descritiva dos dados, os alunos foram subdivididos em três categorias com relação à participação nos fóruns: (1) Participou do fórum apenas uma vez; (2) Participou do fórum mais de uma vez; (3) Não participou dos fóruns. Na unidade I, 46,8% dos alunos participaram dos fóruns mais de uma vez e 50% desses alunos obtiveram nota igual ou acima de 50% do valor total da nota na avaliação escrita. Quase 30% dos alunos não participaram de nenhum fórum e apenas 21,4% desses alunos tiraram a nota igual ou acima de 50%. Na unidade II, esperava-se que houvesse uma maior participação dos alunos nos fóruns, já que apenas 38,3% dos alunos tinham conseguido tirar nota igual ou acima de 50% na unidade I. . Entretanto, foi visto que a quantidade de alunos que participaram dos fóruns mais de uma vez diminuiu. Em contrapartida, 66% dos alunos conseguiram tirar a nota na avaliação escrita igual ou acima de 50%, já que isso se deve principalmente ao aumento no número de alunos que conseguiram tirar uma nota igual ou maior que 50% nas categorias 1 e 2. Dos 42,5% dos alunos que participaram dos fóruns mais de uma vez, 90% conseguiram tirar a nota igual ou acima de 50% na avaliação escrita. Assim, pode-se concluir que os resultados enfatizam a importância da participação dos alunos nos fóruns de discussão, já que aumenta a oportunidade de o aluno expor suas opiniões e sendo um fator positivo para a aprendizagem, como também, a troca de conhecimento e maior dedicação e estudo vão influenciar diretamente na nota da prova.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.