Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar as dificuldades na aquisição de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental em turmas multes, ou seja, na mesma sala de aula, com vários anos simultaneamente, nas Escolas Municipais Antônio Marques e Manoel da Cruz Lima Sobrinho, zona rural de Picos no Piauí. A pesquisa busca responder questões relacionadas a como a técnica de ensino favorece para a aquisição de leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais? Para a fundamentação desta pesquisa, conta-se com as contribuições acerca do tema em foco de alguns teóricos pesquisadores desse campo de estudo. Tem-se como sujeito de estudo, 17 alunos de 1º ao 5º ano, 03 docentes e os pais das referidas escolas. Também técnicas, como observações, entrevistas e questionários, a fim de obter dados concretos das dificuldades no processo de alfabetização fazem parte do rol desta pesquisa. Os resultados obtidos mostram que, na primeira escola, o número de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem com respeito à aquisição de leitura e de escrita foi a minoria, e, na segunda, aparecem índices mais elevados de dificuldade. Assim, os resultados da pesquisa apontam deficiência na técnica de ensino utilizada pelos professores nos anos iniciais das escolas citadas, percebe-se que havia uma grande necessidade de aprofundar estudos na prática docente sobre as metodologias de ensino da leitura e da escrita para aperfeiçoar a técnica de trabalho e alcançar um ensino de qualidade com mais sucesso nos resultados do processo educacional. Portanto, é na prática e no desenvolvimento metodológico que tanto o professor como o aluno se apropriam do conhecimento e habilidades, pois é a partir dos métodos utilizados que os educadores e educandos se sentem capazes de desenvolver habilidades intelectuais, morais e emocionais. Finalmente, faz-se necessária a integração entre poder público, sociedade civil e os demais envolvidos no processo educacional para interagir e sanar as dificuldades no processo de aquisição do conhecimento dos alunos.