DIFICULDADES NA AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TURMAS MULTIANOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA RURAL DE PICOS-PI
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20685 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 496 "inscrito_id" => 1769 "titulo" => "DIFICULDADES NA AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TURMAS MULTIANOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA RURAL DE PICOS-PI" "resumo" => "Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar as dificuldades na aquisição de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental em turmas multes, ou seja, na mesma sala de aula, com vários anos simultaneamente, nas Escolas Municipais Antônio Marques e Manoel da Cruz Lima Sobrinho, zona rural de Picos no Piauí. A pesquisa busca responder questões relacionadas a como a técnica de ensino favorece para a aquisição de leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais? Para a fundamentação desta pesquisa, conta-se com as contribuições acerca do tema em foco de alguns teóricos pesquisadores desse campo de estudo. Tem-se como sujeito de estudo, 17 alunos de 1º ao 5º ano, 03 docentes e os pais das referidas escolas. Também técnicas, como observações, entrevistas e questionários, a fim de obter dados concretos das dificuldades no processo de alfabetização fazem parte do rol desta pesquisa. Os resultados obtidos mostram que, na primeira escola, o número de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem com respeito à aquisição de leitura e de escrita foi a minoria, e, na segunda, aparecem índices mais elevados de dificuldade. Assim, os resultados da pesquisa apontam deficiência na técnica de ensino utilizada pelos professores nos anos iniciais das escolas citadas, percebe-se que havia uma grande necessidade de aprofundar estudos na prática docente sobre as metodologias de ensino da leitura e da escrita para aperfeiçoar a técnica de trabalho e alcançar um ensino de qualidade com mais sucesso nos resultados do processo educacional. Portanto, é na prática e no desenvolvimento metodológico que tanto o professor como o aluno se apropriam do conhecimento e habilidades, pois é a partir dos métodos utilizados que os educadores e educandos se sentem capazes de desenvolver habilidades intelectuais, morais e emocionais. Finalmente, faz-se necessária a integração entre poder público, sociedade civil e os demais envolvidos no processo educacional para interagir e sanar as dificuldades no processo de aquisição do conhecimento dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, DIFICULDADE, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1769_29072016211710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEUSILANDE MUNIZ DEUSDARÁ LUZ" "autor_nome_curto" => "LANDE MUNIZ" "autor_email" => "lannde@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20685 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 496 "inscrito_id" => 1769 "titulo" => "DIFICULDADES NA AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TURMAS MULTIANOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA RURAL DE PICOS-PI" "resumo" => "Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar as dificuldades na aquisição de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental em turmas multes, ou seja, na mesma sala de aula, com vários anos simultaneamente, nas Escolas Municipais Antônio Marques e Manoel da Cruz Lima Sobrinho, zona rural de Picos no Piauí. A pesquisa busca responder questões relacionadas a como a técnica de ensino favorece para a aquisição de leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais? Para a fundamentação desta pesquisa, conta-se com as contribuições acerca do tema em foco de alguns teóricos pesquisadores desse campo de estudo. Tem-se como sujeito de estudo, 17 alunos de 1º ao 5º ano, 03 docentes e os pais das referidas escolas. Também técnicas, como observações, entrevistas e questionários, a fim de obter dados concretos das dificuldades no processo de alfabetização fazem parte do rol desta pesquisa. Os resultados obtidos mostram que, na primeira escola, o número de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem com respeito à aquisição de leitura e de escrita foi a minoria, e, na segunda, aparecem índices mais elevados de dificuldade. Assim, os resultados da pesquisa apontam deficiência na técnica de ensino utilizada pelos professores nos anos iniciais das escolas citadas, percebe-se que havia uma grande necessidade de aprofundar estudos na prática docente sobre as metodologias de ensino da leitura e da escrita para aperfeiçoar a técnica de trabalho e alcançar um ensino de qualidade com mais sucesso nos resultados do processo educacional. Portanto, é na prática e no desenvolvimento metodológico que tanto o professor como o aluno se apropriam do conhecimento e habilidades, pois é a partir dos métodos utilizados que os educadores e educandos se sentem capazes de desenvolver habilidades intelectuais, morais e emocionais. Finalmente, faz-se necessária a integração entre poder público, sociedade civil e os demais envolvidos no processo educacional para interagir e sanar as dificuldades no processo de aquisição do conhecimento dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, DIFICULDADE, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1769_29072016211710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEUSILANDE MUNIZ DEUSDARÁ LUZ" "autor_nome_curto" => "LANDE MUNIZ" "autor_email" => "lannde@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }