Este artigo tem por objetivo apresentar as possibilidades de produção de sentidos no processamento do gênero textual memórias literárias com vistas à aquisição de conhecimentos e estratégias de leitura pelos alunos do 8º Ano do ensino fundamental, do Centro Educacional Edivardo Toscano, consequentemente, contribuir para a superação em favor de letramento dos discentes. Os indicadores oferecidos pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) mostram que os níveis de proficiência em leitura refletem os sintomas de insucesso das propostas de letramento escolar. Com base em referenciais teóricos, tais como, SOARES, MARCUSCHI, KLEIMAN, KOCH, BAKHTIN, DOLZ, organizou-se uma sequência didática por meio de oficinas cujas atividades levaram os alunos a perceber, que diante de um texto, o leitor realiza simultaneamente vários passos interpretativos simultaneamente orientados, contribuindo, enfim, para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento de competências leitoras. Além disso, a escolha do gênero parte do princípio de que todos têm experiências vividas no passado que podem ser contadas da maneira como lembradas no presente, possibilitando o acesso às vivências socioculturais, à modalidade discursiva ou estrutural e o estilo e, por isso, é um gênero adequado para a construção de saberes na escola. Desse modo, tornou-se viável também a relação com outros gêneros como, entrevistas, fotografias antigas, narrativas orais, e outros resultantes de pesquisas, fundamentais para a inserção e participação social dos alunos em eventos de letramento. A partir das atividades exploraram-se os conhecimentos que temos organizados na memória mobilizados durante as práticas de leitura e produção de sentido pelas estratégias cognitivas.