A educação deve ter como objetivo alcançar a satisfação e a felicidade tendo como fundamento a ética da alteridade e não a coisificação da vida. No campo da aprendizagem rural, o conhecimento é repassado aos agricultores de forma sucinta, sem acrescentar laços de compreensão da realidade enxergada e vivida pelo agricultor. Este trabalho visa propor um método para a comunicação do Técnico em Agropecuária diante do trabalho de assistência técnica e extensão rural frente aos agricultores de Assentamentos de Reforma Agrária e Comunidades Rurais. A pesquisa caracteriza-se como pesquisa descritiva, utilizando como técnica padronizada a coleta de dados, através do questionário. Um fato investigado é que todos os agricultores entrevistados nesta pesquisa defendem a necessidade de um tipo de abordagem por parte dos técnicos que estimule a participação deles mais efetivamente. Segundo eles esse tipo de abordagem ajudaria muito o entendimento entre técnicos e agricultores. Numa relação de ensino–aprendizagem, Diálogo de Saberes é a confluência ou o encontro do conhecimento científico, sistematizado, comprovado, aprendido na escola com o conhecimento ou o saber popular adquirido por meio da experiência de vida do agricultor nas diversas dimensões, que expressa o que faz sentido para ele, sua visão de mundo, sua identidade de agricultor.