ANÁLISE DO ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PEDAGOGO EM FORMAÇÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20224 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2580 "inscrito_id" => 4939 "titulo" => "ANÁLISE DO ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PEDAGOGO EM FORMAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho sob o título: Análise do estudo da importância do lúdico na educação infantil para o pedagogo em formação. Diz respeito à análise dos dados – do terceiro capítulo da monografia intitulada “A importância do lúdico na formação do pedagogo”. Objetivando analisar a importância da ludicidade na formação do pedagogo; verificar o posicionamento das discentes concluintes do Curso de Pedagogia quanto a sua Formação Pedagógica, considerando o lúdico como conteúdo curricular; compreender a importância de um trabalho lúdico no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes concluintes e identificar a presença do lúdico como componente nas ementas das disciplinas do curso. A metodologia utilizada trata de uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo, bibliográfica, e também empírica, realizada com 20 discentes concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras. A coleta de dados deu-se em dois primeiramente a análise das ementas das disciplinas ofertadas no curso de Pedagogia CFP/UFCG, através do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia - PPC (2009) em vigor. No segundo, o Teste de Associação Livre de Palavras - TALP, com a palavra estímulo “Lúdico”; Questionário sociodemográfico e a Entrevista semiestruturada. Para a análise de dados, foram utilizadas a Análise de Conteúdo proposta por Bauer (2010). Com base nos resultados adquiridos, destacamos que as discentes reconhecem a contribuição que o lúdico oferece durante a formação do professor permitindo ampliar os conhecimentos teórico/prático, preparando o docente para sua futura atuação na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "LÚDICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4939_17082016120738.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA MARIA GONÇALVES DANTAS DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA DANTAS" "autor_email" => "nataliamgds@hotmail.com" "autor_ies" => "CRECHE MUNICIPAL " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20224 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2580 "inscrito_id" => 4939 "titulo" => "ANÁLISE DO ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PEDAGOGO EM FORMAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho sob o título: Análise do estudo da importância do lúdico na educação infantil para o pedagogo em formação. Diz respeito à análise dos dados – do terceiro capítulo da monografia intitulada “A importância do lúdico na formação do pedagogo”. Objetivando analisar a importância da ludicidade na formação do pedagogo; verificar o posicionamento das discentes concluintes do Curso de Pedagogia quanto a sua Formação Pedagógica, considerando o lúdico como conteúdo curricular; compreender a importância de um trabalho lúdico no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes concluintes e identificar a presença do lúdico como componente nas ementas das disciplinas do curso. A metodologia utilizada trata de uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo, bibliográfica, e também empírica, realizada com 20 discentes concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras. A coleta de dados deu-se em dois primeiramente a análise das ementas das disciplinas ofertadas no curso de Pedagogia CFP/UFCG, através do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia - PPC (2009) em vigor. No segundo, o Teste de Associação Livre de Palavras - TALP, com a palavra estímulo “Lúdico”; Questionário sociodemográfico e a Entrevista semiestruturada. Para a análise de dados, foram utilizadas a Análise de Conteúdo proposta por Bauer (2010). Com base nos resultados adquiridos, destacamos que as discentes reconhecem a contribuição que o lúdico oferece durante a formação do professor permitindo ampliar os conhecimentos teórico/prático, preparando o docente para sua futura atuação na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "LÚDICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4939_17082016120738.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA MARIA GONÇALVES DANTAS DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA DANTAS" "autor_email" => "nataliamgds@hotmail.com" "autor_ies" => "CRECHE MUNICIPAL " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }