Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PEDAGOGO EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: LÚDICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20224
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2580
    "inscrito_id" => 4939
    "titulo" => "ANÁLISE DO ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PEDAGOGO EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho sob o título: Análise do estudo da importância do lúdico na educação infantil para o pedagogo em formação.  Diz respeito à análise dos dados – do terceiro capítulo da monografia intitulada “A importância do lúdico na formação do pedagogo”. Objetivando analisar a importância da ludicidade na formação do pedagogo; verificar o posicionamento das discentes concluintes do Curso de Pedagogia quanto a sua Formação Pedagógica, considerando o lúdico como conteúdo curricular; compreender a importância de um trabalho lúdico no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes concluintes e identificar a presença do lúdico como componente nas ementas das disciplinas do curso. A metodologia utilizada trata de uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo, bibliográfica, e também empírica, realizada com 20 discentes concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras. A coleta de dados deu-se em dois primeiramente a análise das ementas das disciplinas ofertadas no curso de Pedagogia CFP/UFCG, através do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia - PPC (2009) em vigor. No segundo, o Teste de Associação Livre de Palavras - TALP, com a palavra estímulo “Lúdico”; Questionário sociodemográfico e a Entrevista semiestruturada. Para a análise de dados, foram utilizadas a Análise de Conteúdo proposta por Bauer (2010). Com base nos resultados adquiridos, destacamos que as discentes reconhecem a contribuição que o lúdico oferece durante a formação do professor permitindo ampliar os conhecimentos teórico/prático, preparando o docente para sua futura atuação na Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4939_17082016120738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA MARIA GONÇALVES DANTAS DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA DANTAS"
    "autor_email" => "nataliamgds@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CRECHE MUNICIPAL "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20224
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2580
    "inscrito_id" => 4939
    "titulo" => "ANÁLISE DO ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PEDAGOGO EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho sob o título: Análise do estudo da importância do lúdico na educação infantil para o pedagogo em formação.  Diz respeito à análise dos dados – do terceiro capítulo da monografia intitulada “A importância do lúdico na formação do pedagogo”. Objetivando analisar a importância da ludicidade na formação do pedagogo; verificar o posicionamento das discentes concluintes do Curso de Pedagogia quanto a sua Formação Pedagógica, considerando o lúdico como conteúdo curricular; compreender a importância de um trabalho lúdico no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes concluintes e identificar a presença do lúdico como componente nas ementas das disciplinas do curso. A metodologia utilizada trata de uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo, bibliográfica, e também empírica, realizada com 20 discentes concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras. A coleta de dados deu-se em dois primeiramente a análise das ementas das disciplinas ofertadas no curso de Pedagogia CFP/UFCG, através do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia - PPC (2009) em vigor. No segundo, o Teste de Associação Livre de Palavras - TALP, com a palavra estímulo “Lúdico”; Questionário sociodemográfico e a Entrevista semiestruturada. Para a análise de dados, foram utilizadas a Análise de Conteúdo proposta por Bauer (2010). Com base nos resultados adquiridos, destacamos que as discentes reconhecem a contribuição que o lúdico oferece durante a formação do professor permitindo ampliar os conhecimentos teórico/prático, preparando o docente para sua futura atuação na Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4939_17082016120738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA MARIA GONÇALVES DANTAS DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA DANTAS"
    "autor_email" => "nataliamgds@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CRECHE MUNICIPAL "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho sob o título: Análise do estudo da importância do lúdico na educação infantil para o pedagogo em formação. Diz respeito à análise dos dados – do terceiro capítulo da monografia intitulada “A importância do lúdico na formação do pedagogo”. Objetivando analisar a importância da ludicidade na formação do pedagogo; verificar o posicionamento das discentes concluintes do Curso de Pedagogia quanto a sua Formação Pedagógica, considerando o lúdico como conteúdo curricular; compreender a importância de um trabalho lúdico no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes concluintes e identificar a presença do lúdico como componente nas ementas das disciplinas do curso. A metodologia utilizada trata de uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo, bibliográfica, e também empírica, realizada com 20 discentes concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras. A coleta de dados deu-se em dois primeiramente a análise das ementas das disciplinas ofertadas no curso de Pedagogia CFP/UFCG, através do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia - PPC (2009) em vigor. No segundo, o Teste de Associação Livre de Palavras - TALP, com a palavra estímulo “Lúdico”; Questionário sociodemográfico e a Entrevista semiestruturada. Para a análise de dados, foram utilizadas a Análise de Conteúdo proposta por Bauer (2010). Com base nos resultados adquiridos, destacamos que as discentes reconhecem a contribuição que o lúdico oferece durante a formação do professor permitindo ampliar os conhecimentos teórico/prático, preparando o docente para sua futura atuação na Educação Infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.