Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM PARA MOBILE-LEARNING NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MOBILE-LEARNING, EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20657
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 198
    "inscrito_id" => 5730
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM PARA MOBILE-LEARNING NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Considerando que a aprendizagem móvel permite que professores e alunos possam ter maior autonomia no ensino, uma vez que as tecnologias móveis viabilizam o acesso a conteúdos de praticamente qualquer espaço e tempo vislumbramos nos dispositivos móveis como telefones celulares e tablets, bem como os aplicativos e softwares, a possibilidade do inovar na prática da sala de aula. Atribuímos a esse se fato, uma vez que essas ferramentas de tecnologia estão cada vez mais acessíveis e intuitivas. Desta forma, nossa proposta se apresenta em elaborar um objeto digital de aprendizagem com professores em formação inicial, contribuindo para uma reflexão sobre a utilização da modalidade mobile-learning para o ensino/aprendizagem contemporâneo. São 18 estudantes do curso de graduação em pedagogia de uma faculdade brasileira, sendo esses alunos-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. A oferta de uma oficina intitulada “celular na sala de aula” com 45 horas de certificação contribuiu como trabalho de campo e coleta de dados. Quanto a criticidade em relação às tecnologias móveis, pode-se afirmar que um caminho possível para alcançar resultados minimamente satisfatórios está relacionado na apropriação crítica da tecnologia como instrumento de mediação, visto que nos encontramos em uma sociedade puramente digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MOBILE-LEARNING, EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5730_21062016190922.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FAGNER ALEXANDRE SOTORRIVA NECKEL"
    "autor_nome_curto" => "FAGNER NECKEL"
    "autor_email" => "fagnerneckel@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL / UNINTER"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20657
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 198
    "inscrito_id" => 5730
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM PARA MOBILE-LEARNING NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Considerando que a aprendizagem móvel permite que professores e alunos possam ter maior autonomia no ensino, uma vez que as tecnologias móveis viabilizam o acesso a conteúdos de praticamente qualquer espaço e tempo vislumbramos nos dispositivos móveis como telefones celulares e tablets, bem como os aplicativos e softwares, a possibilidade do inovar na prática da sala de aula. Atribuímos a esse se fato, uma vez que essas ferramentas de tecnologia estão cada vez mais acessíveis e intuitivas. Desta forma, nossa proposta se apresenta em elaborar um objeto digital de aprendizagem com professores em formação inicial, contribuindo para uma reflexão sobre a utilização da modalidade mobile-learning para o ensino/aprendizagem contemporâneo. São 18 estudantes do curso de graduação em pedagogia de uma faculdade brasileira, sendo esses alunos-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. A oferta de uma oficina intitulada “celular na sala de aula” com 45 horas de certificação contribuiu como trabalho de campo e coleta de dados. Quanto a criticidade em relação às tecnologias móveis, pode-se afirmar que um caminho possível para alcançar resultados minimamente satisfatórios está relacionado na apropriação crítica da tecnologia como instrumento de mediação, visto que nos encontramos em uma sociedade puramente digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MOBILE-LEARNING, EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5730_21062016190922.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FAGNER ALEXANDRE SOTORRIVA NECKEL"
    "autor_nome_curto" => "FAGNER NECKEL"
    "autor_email" => "fagnerneckel@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL / UNINTER"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Considerando que a aprendizagem móvel permite que professores e alunos possam ter maior autonomia no ensino, uma vez que as tecnologias móveis viabilizam o acesso a conteúdos de praticamente qualquer espaço e tempo vislumbramos nos dispositivos móveis como telefones celulares e tablets, bem como os aplicativos e softwares, a possibilidade do inovar na prática da sala de aula. Atribuímos a esse se fato, uma vez que essas ferramentas de tecnologia estão cada vez mais acessíveis e intuitivas. Desta forma, nossa proposta se apresenta em elaborar um objeto digital de aprendizagem com professores em formação inicial, contribuindo para uma reflexão sobre a utilização da modalidade mobile-learning para o ensino/aprendizagem contemporâneo. São 18 estudantes do curso de graduação em pedagogia de uma faculdade brasileira, sendo esses alunos-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. A oferta de uma oficina intitulada “celular na sala de aula” com 45 horas de certificação contribuiu como trabalho de campo e coleta de dados. Quanto a criticidade em relação às tecnologias móveis, pode-se afirmar que um caminho possível para alcançar resultados minimamente satisfatórios está relacionado na apropriação crítica da tecnologia como instrumento de mediação, visto que nos encontramos em uma sociedade puramente digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.