Considerando que a aprendizagem móvel permite que professores e alunos possam ter maior autonomia no ensino, uma vez que as tecnologias móveis viabilizam o acesso a conteúdos de praticamente qualquer espaço e tempo vislumbramos nos dispositivos móveis como telefones celulares e tablets, bem como os aplicativos e softwares, a possibilidade do inovar na prática da sala de aula. Atribuímos a esse se fato, uma vez que essas ferramentas de tecnologia estão cada vez mais acessíveis e intuitivas. Desta forma, nossa proposta se apresenta em elaborar um objeto digital de aprendizagem com professores em formação inicial, contribuindo para uma reflexão sobre a utilização da modalidade mobile-learning para o ensino/aprendizagem contemporâneo. São 18 estudantes do curso de graduação em pedagogia de uma faculdade brasileira, sendo esses alunos-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. A oferta de uma oficina intitulada “celular na sala de aula” com 45 horas de certificação contribuiu como trabalho de campo e coleta de dados. Quanto a criticidade em relação às tecnologias móveis, pode-se afirmar que um caminho possível para alcançar resultados minimamente satisfatórios está relacionado na apropriação crítica da tecnologia como instrumento de mediação, visto que nos encontramos em uma sociedade puramente digital.