Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VIRGEM DOS LÁBIOS DE MEL E A BELEZA DO GUARANÁ: UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA LEITURA INTERTEXTUAL ENTRE IRACEMA, DE JOSÉ DE ALENCAR E ÇE’REÇÁ-PURÃGA, A BELEZA DO GUARANÁ, DE YAGUARÊ YAMÃ

Palavra-chaves: ENSINO DE LITERATURA, PROPOSTA DIDÁTICA, LITERATURA INDIANISTA E CONTEMPORÂNEA Comunicação Oral (CO) Ensino de língua portuguesa
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20138
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1134
    "inscrito_id" => 699
    "titulo" => "A VIRGEM DOS LÁBIOS DE MEL E A BELEZA DO GUARANÁ:  UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA LEITURA INTERTEXTUAL ENTRE IRACEMA, DE JOSÉ DE ALENCAR E ÇE’REÇÁ-PURÃGA, A BELEZA DO GUARANÁ, DE YAGUARÊ YAMÃ"
    "resumo" => "Este trabalho surge a partir de uma proposta didática para o segundo ano do ensino médio, realizada na disciplina Literatura Brasileira da Modernidade I, no curso de licenciatura Letras, habilitação Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Paraíba. Tendo em vista os contrapontos que podem ser levantados a partir da Literatura indianista do século XIX e a Literatura indígena da contemporaneidade, esta proposta justifica-se pelo fato de propor uma reflexão sobre a representação do índio nesses dois momentos da Literatura. Na Literatura do século XIX, o índio é o ‘outro’ do qual se fala, ao passo que na contemporânea, ele é o sujeito enunciador, o qual institui seu próprio discurso. É, pois, objetivo deste artigo apresentar a possibilidade de trabalhar a literatura indianista em sala de aula de forma lúdica e compromissada com as diferenças étnico-raciais. Atentando para essas marcas, selecionou-se o romance Iracema (2002), de José de Alencar e o conto Çe’reçá-Purãga, a beleza do guaraná, do livro Morãgetá Witã: oito contos mágicos (2014), de Yaguarê Yamã. As discussões elencadas neste trabalho são subsidiadas pelo aparato teórico de Abreu (2006), Cosson (2006), Rios (2008) e Todorov (2009)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, PROPOSTA DIDÁTICA, LITERATURA INDIANISTA E CONTEMPORÂNEA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID699_13082016173212.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILMA DA COSTA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAILMA FERREIRA"
    "autor_email" => "jailma.jdf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20138
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1134
    "inscrito_id" => 699
    "titulo" => "A VIRGEM DOS LÁBIOS DE MEL E A BELEZA DO GUARANÁ:  UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA LEITURA INTERTEXTUAL ENTRE IRACEMA, DE JOSÉ DE ALENCAR E ÇE’REÇÁ-PURÃGA, A BELEZA DO GUARANÁ, DE YAGUARÊ YAMÃ"
    "resumo" => "Este trabalho surge a partir de uma proposta didática para o segundo ano do ensino médio, realizada na disciplina Literatura Brasileira da Modernidade I, no curso de licenciatura Letras, habilitação Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Paraíba. Tendo em vista os contrapontos que podem ser levantados a partir da Literatura indianista do século XIX e a Literatura indígena da contemporaneidade, esta proposta justifica-se pelo fato de propor uma reflexão sobre a representação do índio nesses dois momentos da Literatura. Na Literatura do século XIX, o índio é o ‘outro’ do qual se fala, ao passo que na contemporânea, ele é o sujeito enunciador, o qual institui seu próprio discurso. É, pois, objetivo deste artigo apresentar a possibilidade de trabalhar a literatura indianista em sala de aula de forma lúdica e compromissada com as diferenças étnico-raciais. Atentando para essas marcas, selecionou-se o romance Iracema (2002), de José de Alencar e o conto Çe’reçá-Purãga, a beleza do guaraná, do livro Morãgetá Witã: oito contos mágicos (2014), de Yaguarê Yamã. As discussões elencadas neste trabalho são subsidiadas pelo aparato teórico de Abreu (2006), Cosson (2006), Rios (2008) e Todorov (2009)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, PROPOSTA DIDÁTICA, LITERATURA INDIANISTA E CONTEMPORÂNEA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID699_13082016173212.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILMA DA COSTA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAILMA FERREIRA"
    "autor_email" => "jailma.jdf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho surge a partir de uma proposta didática para o segundo ano do ensino médio, realizada na disciplina Literatura Brasileira da Modernidade I, no curso de licenciatura Letras, habilitação Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Paraíba. Tendo em vista os contrapontos que podem ser levantados a partir da Literatura indianista do século XIX e a Literatura indígena da contemporaneidade, esta proposta justifica-se pelo fato de propor uma reflexão sobre a representação do índio nesses dois momentos da Literatura. Na Literatura do século XIX, o índio é o ‘outro’ do qual se fala, ao passo que na contemporânea, ele é o sujeito enunciador, o qual institui seu próprio discurso. É, pois, objetivo deste artigo apresentar a possibilidade de trabalhar a literatura indianista em sala de aula de forma lúdica e compromissada com as diferenças étnico-raciais. Atentando para essas marcas, selecionou-se o romance Iracema (2002), de José de Alencar e o conto Çe’reçá-Purãga, a beleza do guaraná, do livro Morãgetá Witã: oito contos mágicos (2014), de Yaguarê Yamã. As discussões elencadas neste trabalho são subsidiadas pelo aparato teórico de Abreu (2006), Cosson (2006), Rios (2008) e Todorov (2009).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.