CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS PARA PENSAR O NOVO MODELO DE ENSINO RELIGIOSO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20580 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 858 "inscrito_id" => 9854 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS PARA PENSAR O NOVO MODELO DE ENSINO RELIGIOSO" "resumo" => "Começamos com este diálogo refletindo sobre as religiões enquanto culturalmente produzidas pela humanidade, em distintas formas de vivenciar e experimentar o sagrado. Introduzimos nesse pensamento, a ideia de complexidade do fenômeno religioso enquanto possibilidade para reler as formas multifacetadas que se apresentam através desse fenômeno. Abordamos o processo de colonização que de forma violenta, através da colonialidade, forçou os povos originários a negar suas tradições religiosas, assim, substituindo-as pelo cristianismo do colonizador, de modo que foram forçados a vivenciar sua experiência com o sagrado de maneira conflituosa e desigual. Em seguida, analisamos como a opção descolonial contribui de forma significativa para pensarmos de que modo seria possível refletir sobre um ensino religioso pautado no reconhecimento e diálogo entre as diferenças. O artigo apresenta ideias sobre a compreensão de mundo a partir da visão pós-colonial, partindo do pressuposto de que não há uma verdade universal, nem uma história ou saber único, mas saberes construídos em diferentes tempos e espaços e que foram ressignificados a partir de determinadas visões de mundo. E por fim, relacionando esse entendimento para pensar um ensino religioso baseado numa abertura ao diálogo, apresentando as contribuições do pensamento complexo juntamente com o pensamento pós-abissal, para entender que a realidade não é dual e binária, mas plural e multifacetada, abrindo possibilidades para que o entendimento do fenômeno religioso seja observado de maneira transdisciplinar para que assim sejam fortalecidos os laços de solidariedade entre os seres humanos, sua experiência com o sagrado, sabendo-se, que se trata de um desafio permanente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "PÓS-COLONIALISMO, SAGRADO, ENSINO RELIGIOSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID9854_11082016133831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA BEATRIZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "fbnbeatriz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAMPUS CARUARU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20580 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 858 "inscrito_id" => 9854 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS PARA PENSAR O NOVO MODELO DE ENSINO RELIGIOSO" "resumo" => "Começamos com este diálogo refletindo sobre as religiões enquanto culturalmente produzidas pela humanidade, em distintas formas de vivenciar e experimentar o sagrado. Introduzimos nesse pensamento, a ideia de complexidade do fenômeno religioso enquanto possibilidade para reler as formas multifacetadas que se apresentam através desse fenômeno. Abordamos o processo de colonização que de forma violenta, através da colonialidade, forçou os povos originários a negar suas tradições religiosas, assim, substituindo-as pelo cristianismo do colonizador, de modo que foram forçados a vivenciar sua experiência com o sagrado de maneira conflituosa e desigual. Em seguida, analisamos como a opção descolonial contribui de forma significativa para pensarmos de que modo seria possível refletir sobre um ensino religioso pautado no reconhecimento e diálogo entre as diferenças. O artigo apresenta ideias sobre a compreensão de mundo a partir da visão pós-colonial, partindo do pressuposto de que não há uma verdade universal, nem uma história ou saber único, mas saberes construídos em diferentes tempos e espaços e que foram ressignificados a partir de determinadas visões de mundo. E por fim, relacionando esse entendimento para pensar um ensino religioso baseado numa abertura ao diálogo, apresentando as contribuições do pensamento complexo juntamente com o pensamento pós-abissal, para entender que a realidade não é dual e binária, mas plural e multifacetada, abrindo possibilidades para que o entendimento do fenômeno religioso seja observado de maneira transdisciplinar para que assim sejam fortalecidos os laços de solidariedade entre os seres humanos, sua experiência com o sagrado, sabendo-se, que se trata de um desafio permanente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "PÓS-COLONIALISMO, SAGRADO, ENSINO RELIGIOSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID9854_11082016133831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA BEATRIZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "fbnbeatriz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAMPUS CARUARU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }