Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS PARA PENSAR O NOVO MODELO DE ENSINO RELIGIOSO

Palavra-chaves: PÓS-COLONIALISMO, SAGRADO, ENSINO RELIGIOSO Comunicação Oral (CO) Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20580
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 858
    "inscrito_id" => 9854
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS PARA PENSAR O NOVO MODELO DE ENSINO RELIGIOSO"
    "resumo" => "Começamos com este diálogo refletindo sobre as religiões enquanto culturalmente produzidas pela humanidade, em distintas formas de vivenciar e experimentar o sagrado. Introduzimos nesse pensamento, a ideia de complexidade do fenômeno religioso enquanto possibilidade para reler as formas multifacetadas que se apresentam através desse fenômeno. Abordamos o processo de colonização que de forma violenta, através da colonialidade, forçou os povos originários a negar suas tradições religiosas, assim, substituindo-as pelo cristianismo do colonizador, de modo que foram forçados a vivenciar sua experiência com o sagrado de maneira conflituosa e desigual. Em seguida, analisamos como a opção descolonial contribui de forma significativa para pensarmos de que modo seria possível refletir sobre um ensino religioso pautado no reconhecimento e diálogo entre as diferenças. O artigo apresenta ideias sobre a compreensão de mundo a partir da visão pós-colonial, partindo do pressuposto de que não há uma verdade universal, nem uma história ou saber único, mas saberes construídos em diferentes tempos e espaços e que foram ressignificados a partir de determinadas visões de mundo. E por fim, relacionando esse entendimento para pensar um ensino religioso baseado numa abertura ao diálogo, apresentando as contribuições do pensamento complexo juntamente com o pensamento pós-abissal, para entender que a realidade não é dual e binária, mas plural e multifacetada, abrindo possibilidades para que o entendimento do fenômeno religioso seja observado de maneira transdisciplinar para que assim sejam fortalecidos os laços de solidariedade entre os seres humanos, sua experiência com o sagrado, sabendo-se, que se trata de um desafio permanente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PÓS-COLONIALISMO, SAGRADO, ENSINO RELIGIOSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID9854_11082016133831.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA BEATRIZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA"
    "autor_email" => "fbnbeatriz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAMPUS CARUARU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20580
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 858
    "inscrito_id" => 9854
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS PARA PENSAR O NOVO MODELO DE ENSINO RELIGIOSO"
    "resumo" => "Começamos com este diálogo refletindo sobre as religiões enquanto culturalmente produzidas pela humanidade, em distintas formas de vivenciar e experimentar o sagrado. Introduzimos nesse pensamento, a ideia de complexidade do fenômeno religioso enquanto possibilidade para reler as formas multifacetadas que se apresentam através desse fenômeno. Abordamos o processo de colonização que de forma violenta, através da colonialidade, forçou os povos originários a negar suas tradições religiosas, assim, substituindo-as pelo cristianismo do colonizador, de modo que foram forçados a vivenciar sua experiência com o sagrado de maneira conflituosa e desigual. Em seguida, analisamos como a opção descolonial contribui de forma significativa para pensarmos de que modo seria possível refletir sobre um ensino religioso pautado no reconhecimento e diálogo entre as diferenças. O artigo apresenta ideias sobre a compreensão de mundo a partir da visão pós-colonial, partindo do pressuposto de que não há uma verdade universal, nem uma história ou saber único, mas saberes construídos em diferentes tempos e espaços e que foram ressignificados a partir de determinadas visões de mundo. E por fim, relacionando esse entendimento para pensar um ensino religioso baseado numa abertura ao diálogo, apresentando as contribuições do pensamento complexo juntamente com o pensamento pós-abissal, para entender que a realidade não é dual e binária, mas plural e multifacetada, abrindo possibilidades para que o entendimento do fenômeno religioso seja observado de maneira transdisciplinar para que assim sejam fortalecidos os laços de solidariedade entre os seres humanos, sua experiência com o sagrado, sabendo-se, que se trata de um desafio permanente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PÓS-COLONIALISMO, SAGRADO, ENSINO RELIGIOSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID9854_11082016133831.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA BEATRIZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA"
    "autor_email" => "fbnbeatriz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAMPUS CARUARU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Começamos com este diálogo refletindo sobre as religiões enquanto culturalmente produzidas pela humanidade, em distintas formas de vivenciar e experimentar o sagrado. Introduzimos nesse pensamento, a ideia de complexidade do fenômeno religioso enquanto possibilidade para reler as formas multifacetadas que se apresentam através desse fenômeno. Abordamos o processo de colonização que de forma violenta, através da colonialidade, forçou os povos originários a negar suas tradições religiosas, assim, substituindo-as pelo cristianismo do colonizador, de modo que foram forçados a vivenciar sua experiência com o sagrado de maneira conflituosa e desigual. Em seguida, analisamos como a opção descolonial contribui de forma significativa para pensarmos de que modo seria possível refletir sobre um ensino religioso pautado no reconhecimento e diálogo entre as diferenças. O artigo apresenta ideias sobre a compreensão de mundo a partir da visão pós-colonial, partindo do pressuposto de que não há uma verdade universal, nem uma história ou saber único, mas saberes construídos em diferentes tempos e espaços e que foram ressignificados a partir de determinadas visões de mundo. E por fim, relacionando esse entendimento para pensar um ensino religioso baseado numa abertura ao diálogo, apresentando as contribuições do pensamento complexo juntamente com o pensamento pós-abissal, para entender que a realidade não é dual e binária, mas plural e multifacetada, abrindo possibilidades para que o entendimento do fenômeno religioso seja observado de maneira transdisciplinar para que assim sejam fortalecidos os laços de solidariedade entre os seres humanos, sua experiência com o sagrado, sabendo-se, que se trata de um desafio permanente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.