A pesquisa buscou analisar se a resistência dos professores para realizar as atividades pedagógicas utilizando as novas tecnologias se dá pela falta de formação inicial, que apresente as possibilidades de atuação com uso de tecnologia. Para isso, foi realizada a análise da matriz curricular dos cursos integrantes da pesquisa e um grupo focal com seis licenciandos de três cursos (Pedagogia, Ciências Biológicas e Educação Física), quanto a oferta de oportunidades teóricas e práticas abordando as novas tecnologias na sala de aula. Através da análise da matriz curricular, percebeu-se que todos os cursos ofertavam alguma disciplina abordando as novas tecnologias na educação, porém para os licenciandos a disciplina possui carga horária insuficiente e que demanda estudos extras, como a realização da temática em projetos de extensão. Observou-se que ao ofertar a disciplina deve-se manter a discussão dos objetivos e finalidades adaptando o planejamento ao curso. Porém, através da análise ainda não foi possível afirmar a hipótese inicial, assim como trabalho futuro pretende-se pesquisar a ementa das disciplinas e como o planejamento é aplicado em cada curso, além de identificar como foram repensadas as alterações no novo currículo das licenciaturas, em questões relacionadas as tecnologias educacionais.