DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA: UMA VISÃO DOS DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE AREIA-PB
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20635 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1037 "inscrito_id" => 9461 "titulo" => "DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA: UMA VISÃO DOS DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE AREIA-PB" "resumo" => "O presente estudo mostra uma análise desenvolvida por meio de pesquisa de campo com discentes sobre a compreensão da democracia e participação na escola. Os sujeitos participantes do estudo foram alunos do Ensino Médio de uma escola pública do brejo paraibano. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário contendo seis questões que problematizava a compreensão de democracia e participação deles no contexto escolar. Assim, o trabalho teve como objetivo analisar a compreensão de democracia e participação discente no cotidiano da escola, e para tanto, foi utilizado como base de leitura, algumas obras de autores teóricos críticos do campo educacional que analisam os conceitos de democracia e participação escolar. A análise dos dados mostrou que a maioria dos alunos vê a escola como um ótimo local para estar, chegando a compará-la como uma segunda casa. Quanto ao seu entendimento a respeito do que é democracia escolar, conceituaram-na de várias maneiras, porém, foi possível perceber que eles a associam corretamente ao que, de fato, representa conceitualmente. Contudo, há a necessidade de um debate aprofundado deste tema uma vez que surgem algumas contradições entre os conceitos e ritos cotidianos. A partir da realização do presente trabalho, foi possível entender um pouco da concepção dos alunos quanto a sua participação no âmbito escolar e que os mesmos reconhecem que sua participação é de fundamental importância para a construção de um ambiente educacional mais democrático e consequentemente melhor, uma vez que, se faz por meio da participação de todos inclusive do próprio aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESCOLA, PARTICIPAÇÃO, DISCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID9461_12082016230707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLIANE MEDEIROS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "KELLY LIMA" "autor_email" => "kmlkellimedeiros2009@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20635 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1037 "inscrito_id" => 9461 "titulo" => "DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA: UMA VISÃO DOS DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE AREIA-PB" "resumo" => "O presente estudo mostra uma análise desenvolvida por meio de pesquisa de campo com discentes sobre a compreensão da democracia e participação na escola. Os sujeitos participantes do estudo foram alunos do Ensino Médio de uma escola pública do brejo paraibano. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário contendo seis questões que problematizava a compreensão de democracia e participação deles no contexto escolar. Assim, o trabalho teve como objetivo analisar a compreensão de democracia e participação discente no cotidiano da escola, e para tanto, foi utilizado como base de leitura, algumas obras de autores teóricos críticos do campo educacional que analisam os conceitos de democracia e participação escolar. A análise dos dados mostrou que a maioria dos alunos vê a escola como um ótimo local para estar, chegando a compará-la como uma segunda casa. Quanto ao seu entendimento a respeito do que é democracia escolar, conceituaram-na de várias maneiras, porém, foi possível perceber que eles a associam corretamente ao que, de fato, representa conceitualmente. Contudo, há a necessidade de um debate aprofundado deste tema uma vez que surgem algumas contradições entre os conceitos e ritos cotidianos. A partir da realização do presente trabalho, foi possível entender um pouco da concepção dos alunos quanto a sua participação no âmbito escolar e que os mesmos reconhecem que sua participação é de fundamental importância para a construção de um ambiente educacional mais democrático e consequentemente melhor, uma vez que, se faz por meio da participação de todos inclusive do próprio aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESCOLA, PARTICIPAÇÃO, DISCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID9461_12082016230707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLIANE MEDEIROS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "KELLY LIMA" "autor_email" => "kmlkellimedeiros2009@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }