O trabalho relata a importância da formação continuada de professores como ponto de partida para a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no cotidiano de escolas cearenses. Para tanto, enfatiza-se a relevância dos momentos de sensibilização, reflexão e diálogo entre professores proporcionados pelo curso de formação em História e cultura Afro e indígena cearense realizado no ano de 2015 pela Célula de Programas e Projetos-CEFOP. Retrata-se o processo formativo segundo a etapa presencial e o conteúdo do primeiro eixo temático do curso, elencando as contribuições e desafios na implementação das temáticas Afro e indígena no currículo escolar. A formação foi divididas em duas etapas: um encontro presencial com duração de oito horas/aula e a formação a distancia com duração de 112 horas, totalizando carga horária de 120 horas. Destacar-se-á o encontro presencial que marcou o início do curso, seguido da caracterização do curso on-line com ênfase nos conteúdos, atividades e percepções dos docentes diante do primeiro eixo denominado: percebendo a identidade. Foram contemplados 125 docentes divididos em cinco turmas com a orientação de um tutor em cada grupo. Constatou-se que é desafiador e relevante preparar professores que efetivem em suas práticas uma forma desmistificadora de promover a reflexão a cerca das matrizes étnico-raciais, contemplando a diversidade e explorando suas nuances culturais. Na rede estadual de ensino, apesar de alguns docentes trilharem seus próprios cenários formativos junto aos estudantes a partir dos mecanismos legais vigentes e dos materiais didáticos que encontram-se a sua disposição ainda é urgente a preparação docente para abordar as temáticas Afro e Indígena nas escolas cearenses.