Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LÍNGUA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A EFETIVAÇÃO DESSA MODALIDADE EDUCACIONAL POR MEIO DE CÓDIGOS LINGUÍSTICOS SINALIZADOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SURDEZ, LÍNGUA DE SINAIS Pôster (PO) Educação Especial
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19954
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1457
    "inscrito_id" => 10461
    "titulo" => "A LÍNGUA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A EFETIVAÇÃO DESSA MODALIDADE EDUCACIONAL POR MEIO DE CÓDIGOS LINGUÍSTICOS SINALIZADOS"
    "resumo" => "A relevância da educação ambiental não é de um mero caráter informativo, atua na construção de futuros agentes políticos que irão transmitir conhecimento em seu meio vivido. As pessoas com surdez não podem ser excluídas deste processo, assim é urgente que as propostas pedagógicas para o ensino da pessoa surda englobe mecanismos que ajudem na percepção do meio ambiente, usando de novas técnicas e sinais que auxiliem na clareza do aluno. Para isso, devemos respeitar as limitações de cada um e desenvolver propostas de ensino que proporcionem o mesmo entendimento para todos os alunos, de forma a promover uma educação inclusiva. É mister mencionar que o alunado da modalidade educacional inclusiva é constituída por alunos que apresentam as mais variadas deficiências e para cada uma destas se faz necessário uma recurso didático adaptado e/ou código linguístico diferenciado com o intento de proporcionar o entendimento do assunto abordado em sala de aula. Portanto, a adequação dos meios que facilitem a compreensão de pessoas com limitações sensoriais ou transtornos e indispensável para a promoção da inclusão social dentro das escolas. Para as pessoas surdas, a comunicação se dá pela Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que foi reconhecida por meio da Lei nº 10.436/02, como a Língua das comunidades surdas brasileiras, garantindo a inclusão nos cursos de formação de Educação inclusiva, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais / Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Diante do exposto, este trabalho tenta despertar e sensibilizar o discente a fazer parte também do meio ambiente enfocando a relação entre Homem x Natureza. Por isso, a importância da conscientização dos surdos, ampliando sua capacidade na prática de ações de preservação do meio ambiente, promovendo a educação inclusiva e instigando o pensamento crítico em relação ao meio no qual se encontra."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SURDEZ, LÍNGUA DE SINAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA7_ID10461_14082016230413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍLIA FERREIRA DA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "LÍLIA DA LUZ"
    "autor_email" => "liliandaluz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE PITÁGORAS DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19954
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1457
    "inscrito_id" => 10461
    "titulo" => "A LÍNGUA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A EFETIVAÇÃO DESSA MODALIDADE EDUCACIONAL POR MEIO DE CÓDIGOS LINGUÍSTICOS SINALIZADOS"
    "resumo" => "A relevância da educação ambiental não é de um mero caráter informativo, atua na construção de futuros agentes políticos que irão transmitir conhecimento em seu meio vivido. As pessoas com surdez não podem ser excluídas deste processo, assim é urgente que as propostas pedagógicas para o ensino da pessoa surda englobe mecanismos que ajudem na percepção do meio ambiente, usando de novas técnicas e sinais que auxiliem na clareza do aluno. Para isso, devemos respeitar as limitações de cada um e desenvolver propostas de ensino que proporcionem o mesmo entendimento para todos os alunos, de forma a promover uma educação inclusiva. É mister mencionar que o alunado da modalidade educacional inclusiva é constituída por alunos que apresentam as mais variadas deficiências e para cada uma destas se faz necessário uma recurso didático adaptado e/ou código linguístico diferenciado com o intento de proporcionar o entendimento do assunto abordado em sala de aula. Portanto, a adequação dos meios que facilitem a compreensão de pessoas com limitações sensoriais ou transtornos e indispensável para a promoção da inclusão social dentro das escolas. Para as pessoas surdas, a comunicação se dá pela Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que foi reconhecida por meio da Lei nº 10.436/02, como a Língua das comunidades surdas brasileiras, garantindo a inclusão nos cursos de formação de Educação inclusiva, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais / Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Diante do exposto, este trabalho tenta despertar e sensibilizar o discente a fazer parte também do meio ambiente enfocando a relação entre Homem x Natureza. Por isso, a importância da conscientização dos surdos, ampliando sua capacidade na prática de ações de preservação do meio ambiente, promovendo a educação inclusiva e instigando o pensamento crítico em relação ao meio no qual se encontra."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SURDEZ, LÍNGUA DE SINAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA7_ID10461_14082016230413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍLIA FERREIRA DA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "LÍLIA DA LUZ"
    "autor_email" => "liliandaluz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE PITÁGORAS DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A relevância da educação ambiental não é de um mero caráter informativo, atua na construção de futuros agentes políticos que irão transmitir conhecimento em seu meio vivido. As pessoas com surdez não podem ser excluídas deste processo, assim é urgente que as propostas pedagógicas para o ensino da pessoa surda englobe mecanismos que ajudem na percepção do meio ambiente, usando de novas técnicas e sinais que auxiliem na clareza do aluno. Para isso, devemos respeitar as limitações de cada um e desenvolver propostas de ensino que proporcionem o mesmo entendimento para todos os alunos, de forma a promover uma educação inclusiva. É mister mencionar que o alunado da modalidade educacional inclusiva é constituída por alunos que apresentam as mais variadas deficiências e para cada uma destas se faz necessário uma recurso didático adaptado e/ou código linguístico diferenciado com o intento de proporcionar o entendimento do assunto abordado em sala de aula. Portanto, a adequação dos meios que facilitem a compreensão de pessoas com limitações sensoriais ou transtornos e indispensável para a promoção da inclusão social dentro das escolas. Para as pessoas surdas, a comunicação se dá pela Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que foi reconhecida por meio da Lei nº 10.436/02, como a Língua das comunidades surdas brasileiras, garantindo a inclusão nos cursos de formação de Educação inclusiva, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais / Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Diante do exposto, este trabalho tenta despertar e sensibilizar o discente a fazer parte também do meio ambiente enfocando a relação entre Homem x Natureza. Por isso, a importância da conscientização dos surdos, ampliando sua capacidade na prática de ações de preservação do meio ambiente, promovendo a educação inclusiva e instigando o pensamento crítico em relação ao meio no qual se encontra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.