Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CINEMA NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO E MÍDIA, CINEMA E EDUCAÇÃO, CINEMA NA ESCOLA Pôster (PO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20489
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1366
    "inscrito_id" => 5281
    "titulo" => "CINEMA NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta para utilização do cinema em atividades escolares, visto que esta mídia é cada dia mais presente no dia a dia da sociedade e muito pouco é debatido sobre ela nas escolas como um tema central. O processo utilizado em vista do estímulo ao uso do cinema pra a educação, partiu da metodologia básica, que somente a experiência criadora, com o grupo de referência pesquisado, poderia dar passos no conhecimento da produção do cinema; partir de situações concretas aos desejos dos membros do grupo, de sorte que elaborassem materiais prévios que, submetidos ao grupo fossem por eles trabalhados, em vista da sistematização da experiência de aprender fazendo. Tratava-se ainda de uma estratégia educacional de manter o interesse, a ação e a reflexão, acerca das possibilidades do cinema, compatível desde o início com a história do próprio cinema, e a busca de linguagens e imagens que mobilizasse atenção, criatividade, reflexão e experiência de fruição ,no processo. Para a realização deste trabalho foram realizados os seguintes procedimentos: pesquisa a respeito do tema em artigos e sites para verificar a forma da utilização do cinema nas escolas; estruturação e aplicação de oficina de cinema a fim de executar a proposta; e análise dos resultados da oficina realizada. Pudemos observar grande interesse nessa vivência por parte dos alunos e grande interesse na aproximação com a linguagem cinematográfica. E, o mais importante no processo, permitir aprendizagem de pesquisa, formas criticas coletivas de avaliação, produção em grupo, utilização da experiência de prazer e criatividade, que impulsionou os alunos, a realizarem outra produção de cinema com finalidade de utilizar a produção comunicativa, com seus grupos de amigos e compartilhá-las nas redes sociais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO E MÍDIA, CINEMA E EDUCAÇÃO, CINEMA NA ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID5281_14082016201121.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH BENEDITA LOPES FERNANDES DO AMARAL PASSOS"
    "autor_nome_curto" => "RUTH PASSOS"
    "autor_email" => "ruthblfapassos@live.com"
    "autor_ies" => "UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20489
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1366
    "inscrito_id" => 5281
    "titulo" => "CINEMA NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta para utilização do cinema em atividades escolares, visto que esta mídia é cada dia mais presente no dia a dia da sociedade e muito pouco é debatido sobre ela nas escolas como um tema central. O processo utilizado em vista do estímulo ao uso do cinema pra a educação, partiu da metodologia básica, que somente a experiência criadora, com o grupo de referência pesquisado, poderia dar passos no conhecimento da produção do cinema; partir de situações concretas aos desejos dos membros do grupo, de sorte que elaborassem materiais prévios que, submetidos ao grupo fossem por eles trabalhados, em vista da sistematização da experiência de aprender fazendo. Tratava-se ainda de uma estratégia educacional de manter o interesse, a ação e a reflexão, acerca das possibilidades do cinema, compatível desde o início com a história do próprio cinema, e a busca de linguagens e imagens que mobilizasse atenção, criatividade, reflexão e experiência de fruição ,no processo. Para a realização deste trabalho foram realizados os seguintes procedimentos: pesquisa a respeito do tema em artigos e sites para verificar a forma da utilização do cinema nas escolas; estruturação e aplicação de oficina de cinema a fim de executar a proposta; e análise dos resultados da oficina realizada. Pudemos observar grande interesse nessa vivência por parte dos alunos e grande interesse na aproximação com a linguagem cinematográfica. E, o mais importante no processo, permitir aprendizagem de pesquisa, formas criticas coletivas de avaliação, produção em grupo, utilização da experiência de prazer e criatividade, que impulsionou os alunos, a realizarem outra produção de cinema com finalidade de utilizar a produção comunicativa, com seus grupos de amigos e compartilhá-las nas redes sociais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO E MÍDIA, CINEMA E EDUCAÇÃO, CINEMA NA ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID5281_14082016201121.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH BENEDITA LOPES FERNANDES DO AMARAL PASSOS"
    "autor_nome_curto" => "RUTH PASSOS"
    "autor_email" => "ruthblfapassos@live.com"
    "autor_ies" => "UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta para utilização do cinema em atividades escolares, visto que esta mídia é cada dia mais presente no dia a dia da sociedade e muito pouco é debatido sobre ela nas escolas como um tema central. O processo utilizado em vista do estímulo ao uso do cinema pra a educação, partiu da metodologia básica, que somente a experiência criadora, com o grupo de referência pesquisado, poderia dar passos no conhecimento da produção do cinema; partir de situações concretas aos desejos dos membros do grupo, de sorte que elaborassem materiais prévios que, submetidos ao grupo fossem por eles trabalhados, em vista da sistematização da experiência de aprender fazendo. Tratava-se ainda de uma estratégia educacional de manter o interesse, a ação e a reflexão, acerca das possibilidades do cinema, compatível desde o início com a história do próprio cinema, e a busca de linguagens e imagens que mobilizasse atenção, criatividade, reflexão e experiência de fruição ,no processo. Para a realização deste trabalho foram realizados os seguintes procedimentos: pesquisa a respeito do tema em artigos e sites para verificar a forma da utilização do cinema nas escolas; estruturação e aplicação de oficina de cinema a fim de executar a proposta; e análise dos resultados da oficina realizada. Pudemos observar grande interesse nessa vivência por parte dos alunos e grande interesse na aproximação com a linguagem cinematográfica. E, o mais importante no processo, permitir aprendizagem de pesquisa, formas criticas coletivas de avaliação, produção em grupo, utilização da experiência de prazer e criatividade, que impulsionou os alunos, a realizarem outra produção de cinema com finalidade de utilizar a produção comunicativa, com seus grupos de amigos e compartilhá-las nas redes sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.