As crianças chegam à escola com diversas representações acerca da realidade que precisam ser transformadas e sistematizadas com o auxílio do professor para que se aproxime do conhecimento científico. Os objetivos da presente pesquisa, que está em andamento, foram identificar e analisar os conhecimentos prévios dos estudantes do 1º ano do ensino fundamental sobre os artrópodes, bem como identificar quais os sentimentos e reações que eles atribuem a esses animais de uma escola pública municipal situada na cidade de Floriano-PI. Os dados estão sendo coletados através da técnica denominada grupo focal e também estão sendo utilizados documentos oficiais voltados para Ciências Naturais destinados em nível de ensino, bem como materiais e dados que são produzidos pelos próprios estudantes a partir das diversas atividades que estão sendo desenvolvidas. Como resultados, obtivemos que em uma primeira escolha, os alunos preferem os animais vertebrados aos invertebrados. No entanto, eles demonstraram conhecer vários representantes dos artrópodes e muitas vezes associam o animal com o ambiente em que vivem. Já no que diz respeito aos sentimentos e reações em relação aos artrópodes, o medo e a felicidade foram os mais apontados. Concluímos que os alunos trazem muitas informações relacionadas a esses animais e que isso deve ser aproveitado e trabalhado pelo professor através de diversas atividades desde as primeiras séries do ensino fundamental e, para que assim os alunos não sejam meros receptores de conteúdos e sim participantes do processo de ensino-aprendizagem e tenham prazer em aprender Ciências.