CONCEPÇÕES DA MORTE E O HOMEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA APROVADOS NO PNLD-2015
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20512 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2916 "inscrito_id" => 3824 "titulo" => "CONCEPÇÕES DA MORTE E O HOMEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA APROVADOS NO PNLD-2015" "resumo" => "Atualmente a morte é vista como tabu, mas durante muito tempo ela era familiar e considerada natural, hoje os indivíduos têm medo, negam e tentam ocultá-la. Assim, para que este tabu seja amenizado, há a necessidade da inserção da morte no meio escolar, em algumas áreas do conhecimento humano, uma destas é a Biologia que se conceitua como a ciência que estuda a vida. Esta poderia trazer consigo assuntos referentes à morte humana, tendo em vista que ela estuda o ciclo vital dos organismos e que a morte faz parte dele. Um meio que possibilita a inserção da morte na escola é o Livro Didático (LD), uma ferramenta de ensino de fácil acesso. Desse modo, objetivou investigar as concepções presentes no LD de Biologia aprovados Plano Nacional do Livro Didático de 2015 (PNLD-2015) acerca da morte e o homem. Para alcançar este objetivo foi delineado uma pesquisa de caráter exploratório nas nove coleções dos LD aprovadas no PNLD-2015, sendo utilizada a Análise de Conteúdo para o estudo dos dados obtidos, assim foi construído 11 categorias, a partir das concepções presentes nas áreas da biologia referentes ao homem. A partir das análises, pôde-se perceber que houve incidência em todos os LD das categorias e que estas apresentaram algumas concepções da morte e o homem, mas que poucas foram às coleções que fizeram analogias com a morte no sentido bio-antro-sócio-cultural. Assim, conclui-se que é importante que seja promovido a escolarização da temática, para que haja familiaridade da finitude pelos jovens cidadãos em formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MORTE, LIVRO DIDÁTICO, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3824_17082016195543.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GLAUCILENE SOUSA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "GLAUCILENE" "autor_email" => "glaucilene.vasconcelos@gm" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA FACEDI-UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20512 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2916 "inscrito_id" => 3824 "titulo" => "CONCEPÇÕES DA MORTE E O HOMEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA APROVADOS NO PNLD-2015" "resumo" => "Atualmente a morte é vista como tabu, mas durante muito tempo ela era familiar e considerada natural, hoje os indivíduos têm medo, negam e tentam ocultá-la. Assim, para que este tabu seja amenizado, há a necessidade da inserção da morte no meio escolar, em algumas áreas do conhecimento humano, uma destas é a Biologia que se conceitua como a ciência que estuda a vida. Esta poderia trazer consigo assuntos referentes à morte humana, tendo em vista que ela estuda o ciclo vital dos organismos e que a morte faz parte dele. Um meio que possibilita a inserção da morte na escola é o Livro Didático (LD), uma ferramenta de ensino de fácil acesso. Desse modo, objetivou investigar as concepções presentes no LD de Biologia aprovados Plano Nacional do Livro Didático de 2015 (PNLD-2015) acerca da morte e o homem. Para alcançar este objetivo foi delineado uma pesquisa de caráter exploratório nas nove coleções dos LD aprovadas no PNLD-2015, sendo utilizada a Análise de Conteúdo para o estudo dos dados obtidos, assim foi construído 11 categorias, a partir das concepções presentes nas áreas da biologia referentes ao homem. A partir das análises, pôde-se perceber que houve incidência em todos os LD das categorias e que estas apresentaram algumas concepções da morte e o homem, mas que poucas foram às coleções que fizeram analogias com a morte no sentido bio-antro-sócio-cultural. Assim, conclui-se que é importante que seja promovido a escolarização da temática, para que haja familiaridade da finitude pelos jovens cidadãos em formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MORTE, LIVRO DIDÁTICO, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3824_17082016195543.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GLAUCILENE SOUSA VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "GLAUCILENE" "autor_email" => "glaucilene.vasconcelos@gm" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA FACEDI-UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }