Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES DE CUNHO EDUCACIONAL E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, AULAS PRÁTICAS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20385
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2334
    "inscrito_id" => 11462
    "titulo" => "ATIVIDADES DE CUNHO EDUCACIONAL E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo relatar a aplicação de uma ferramenta metodológica nas aulas de química no ensino médio que facilite a aprendizagem dos conteúdos teóricos ministrados em sala de aula, considerando que o desinteresse dos alunos por essa matéria é significativa. Uma disciplina tão importante, que ajudaria na compreensão de muita das coisas presentes no cotidiano, desde a composição do ar até mesmos na composição dos produtos de limpeza pessoal, presentes no dia a dia desses discentes e eles não sabem como são produzidos. No desenvolvimento dessa pesquisa se utilizou como mecanismo de ferramenta aulas práticas aliada as teóricas, empregando desde materiais específicos de laboratórios, como materiais de baixo custo e/ou matérias reutilizáveis, buscando assim promover um estímulo para o aluno aprender química no ensino médio. A realização dessa pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa, com aplicação em campo, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, com os alunos das turmas do 1º e 2º ano do curso técnico de Contabilidade, perfazendo um total de 40 (quarenta) alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, AULAS PRÁTICAS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID11462_16082016171441.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA REINE PINHEIRO LIMA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA REINE"
    "autor_email" => "luanareine@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20385
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2334
    "inscrito_id" => 11462
    "titulo" => "ATIVIDADES DE CUNHO EDUCACIONAL E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo relatar a aplicação de uma ferramenta metodológica nas aulas de química no ensino médio que facilite a aprendizagem dos conteúdos teóricos ministrados em sala de aula, considerando que o desinteresse dos alunos por essa matéria é significativa. Uma disciplina tão importante, que ajudaria na compreensão de muita das coisas presentes no cotidiano, desde a composição do ar até mesmos na composição dos produtos de limpeza pessoal, presentes no dia a dia desses discentes e eles não sabem como são produzidos. No desenvolvimento dessa pesquisa se utilizou como mecanismo de ferramenta aulas práticas aliada as teóricas, empregando desde materiais específicos de laboratórios, como materiais de baixo custo e/ou matérias reutilizáveis, buscando assim promover um estímulo para o aluno aprender química no ensino médio. A realização dessa pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa, com aplicação em campo, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, com os alunos das turmas do 1º e 2º ano do curso técnico de Contabilidade, perfazendo um total de 40 (quarenta) alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, AULAS PRÁTICAS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID11462_16082016171441.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA REINE PINHEIRO LIMA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA REINE"
    "autor_email" => "luanareine@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar a aplicação de uma ferramenta metodológica nas aulas de química no ensino médio que facilite a aprendizagem dos conteúdos teóricos ministrados em sala de aula, considerando que o desinteresse dos alunos por essa matéria é significativa. Uma disciplina tão importante, que ajudaria na compreensão de muita das coisas presentes no cotidiano, desde a composição do ar até mesmos na composição dos produtos de limpeza pessoal, presentes no dia a dia desses discentes e eles não sabem como são produzidos. No desenvolvimento dessa pesquisa se utilizou como mecanismo de ferramenta aulas práticas aliada as teóricas, empregando desde materiais específicos de laboratórios, como materiais de baixo custo e/ou matérias reutilizáveis, buscando assim promover um estímulo para o aluno aprender química no ensino médio. A realização dessa pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa, com aplicação em campo, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, com os alunos das turmas do 1º e 2º ano do curso técnico de Contabilidade, perfazendo um total de 40 (quarenta) alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.