Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADE INTEGRADA DE BIOLOGIA E INGLÊS SOBRE A TEMÁTICA ZIKA VÍRUS E MICROCEFALIA

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE Pôster (PO) Popularização da Ciência
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A infecção por Zika vírus tem se tornado uma das mais graves pandemias nesses últimos anos. No Brasil, a prevalência dos casos de Zika vírus no ano de 2015 foi cerca de 20 vezes maior que nos anos anteriores, levando o governo a decretar estado de emergência da saúde pública. Recentes pesquisas têm evidenciado uma relação causal entre o Zika e a ocorrência da microcefalia. A região Nordeste detém a maior incidência de casos de microcefalia em neonatais, com o estado da Paraíba ocupando o segundo lugar em nível nacional. Frente a esta preocupação, a referente atividade teve como objetivo i) avaliar a assimilação do conteúdo nas disciplinas de Biologia e Inglês e ii) conscientizar os alunos sobre o surto do Zika vírus através de informações científicas recém publicadas. A prática foi conduzida com alunos do 3º ano (ensino médio) do Instituto Santos Dumont, João Pessoa, PB. A metodologia consistiu na leitura e interpretação de um artigo científico de alto impacto sobre a temática. A turma foi dividida em 7 grupos (≈ 6 alunos/grupo), onde cada grupo sorteado ficou responsável por traduzir e responder questões referentes a um trecho do artigo. Foi calculado o Rendimento Comparativo entre Grupos (RCG%), baseado nas respostas das questões e traduções, como forma avaliativa. De modo geral, todos os grupos tiveram um bom rendimento no desenvolvimento da atividade (76,42% ± 16,76%). Dos sete grupos, apenas dois obtiveram rendimento abaixo de 70%, o grupo 3 (65%) e o grupo 7 (50%). A presente atividade possibilitou o primeiro contato dos alunos com pesquisas científicas, fazendo com que percebessem a estrutura basal de um artigo, o modelo IMRD (Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão), bem como compreendessem o cerne da questão científica, - método inferencial baseado em hipóteses. Finalmente, o objetivo geral da atividade integrada foi alcançado, ou seja, despertar o interesse dos alunos pela pesquisa científica a fim de compreenderem a relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Ressaltamos a importância de incorporar, cada vez mais, atividades ligadas à educação científica no ensino médio.

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