ATIVIDADE INTEGRADA DE BIOLOGIA E INGLÊS SOBRE A TEMÁTICA ZIKA VÍRUS E MICROCEFALIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20380 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 700 "inscrito_id" => 9265 "titulo" => "ATIVIDADE INTEGRADA DE BIOLOGIA E INGLÊS SOBRE A TEMÁTICA ZIKA VÍRUS E MICROCEFALIA" "resumo" => "A infecção por Zika vírus tem se tornado uma das mais graves pandemias nesses últimos anos. No Brasil, a prevalência dos casos de Zika vírus no ano de 2015 foi cerca de 20 vezes maior que nos anos anteriores, levando o governo a decretar estado de emergência da saúde pública. Recentes pesquisas têm evidenciado uma relação causal entre o Zika e a ocorrência da microcefalia. A região Nordeste detém a maior incidência de casos de microcefalia em neonatais, com o estado da Paraíba ocupando o segundo lugar em nível nacional. Frente a esta preocupação, a referente atividade teve como objetivo i) avaliar a assimilação do conteúdo nas disciplinas de Biologia e Inglês e ii) conscientizar os alunos sobre o surto do Zika vírus através de informações científicas recém publicadas. A prática foi conduzida com alunos do 3º ano (ensino médio) do Instituto Santos Dumont, João Pessoa, PB. A metodologia consistiu na leitura e interpretação de um artigo científico de alto impacto sobre a temática. A turma foi dividida em 7 grupos (≈ 6 alunos/grupo), onde cada grupo sorteado ficou responsável por traduzir e responder questões referentes a um trecho do artigo. Foi calculado o Rendimento Comparativo entre Grupos (RCG%), baseado nas respostas das questões e traduções, como forma avaliativa. De modo geral, todos os grupos tiveram um bom rendimento no desenvolvimento da atividade (76,42% ± 16,76%). Dos sete grupos, apenas dois obtiveram rendimento abaixo de 70%, o grupo 3 (65%) e o grupo 7 (50%). A presente atividade possibilitou o primeiro contato dos alunos com pesquisas científicas, fazendo com que percebessem a estrutura basal de um artigo, o modelo IMRD (Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão), bem como compreendessem o cerne da questão científica, - método inferencial baseado em hipóteses. Finalmente, o objetivo geral da atividade integrada foi alcançado, ou seja, despertar o interesse dos alunos pela pesquisa científica a fim de compreenderem a relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Ressaltamos a importância de incorporar, cada vez mais, atividades ligadas à educação científica no ensino médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Popularização da Ciência" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA13_ID9265_08082016152352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL MENEZES ROBERTO" "autor_nome_curto" => "RAFAEL MENEZES" "autor_email" => "menezes_rafael@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20380 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 700 "inscrito_id" => 9265 "titulo" => "ATIVIDADE INTEGRADA DE BIOLOGIA E INGLÊS SOBRE A TEMÁTICA ZIKA VÍRUS E MICROCEFALIA" "resumo" => "A infecção por Zika vírus tem se tornado uma das mais graves pandemias nesses últimos anos. No Brasil, a prevalência dos casos de Zika vírus no ano de 2015 foi cerca de 20 vezes maior que nos anos anteriores, levando o governo a decretar estado de emergência da saúde pública. Recentes pesquisas têm evidenciado uma relação causal entre o Zika e a ocorrência da microcefalia. A região Nordeste detém a maior incidência de casos de microcefalia em neonatais, com o estado da Paraíba ocupando o segundo lugar em nível nacional. Frente a esta preocupação, a referente atividade teve como objetivo i) avaliar a assimilação do conteúdo nas disciplinas de Biologia e Inglês e ii) conscientizar os alunos sobre o surto do Zika vírus através de informações científicas recém publicadas. A prática foi conduzida com alunos do 3º ano (ensino médio) do Instituto Santos Dumont, João Pessoa, PB. A metodologia consistiu na leitura e interpretação de um artigo científico de alto impacto sobre a temática. A turma foi dividida em 7 grupos (≈ 6 alunos/grupo), onde cada grupo sorteado ficou responsável por traduzir e responder questões referentes a um trecho do artigo. Foi calculado o Rendimento Comparativo entre Grupos (RCG%), baseado nas respostas das questões e traduções, como forma avaliativa. De modo geral, todos os grupos tiveram um bom rendimento no desenvolvimento da atividade (76,42% ± 16,76%). Dos sete grupos, apenas dois obtiveram rendimento abaixo de 70%, o grupo 3 (65%) e o grupo 7 (50%). A presente atividade possibilitou o primeiro contato dos alunos com pesquisas científicas, fazendo com que percebessem a estrutura basal de um artigo, o modelo IMRD (Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão), bem como compreendessem o cerne da questão científica, - método inferencial baseado em hipóteses. Finalmente, o objetivo geral da atividade integrada foi alcançado, ou seja, despertar o interesse dos alunos pela pesquisa científica a fim de compreenderem a relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Ressaltamos a importância de incorporar, cada vez mais, atividades ligadas à educação científica no ensino médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Popularização da Ciência" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA13_ID9265_08082016152352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL MENEZES ROBERTO" "autor_nome_curto" => "RAFAEL MENEZES" "autor_email" => "menezes_rafael@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }