Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA VISÃO DE ESTUDANTES DE FUNDAMENTAL II E MÉDIO SOBRE AS PLANTAS

Palavra-chaves: ENSINO DE BOTÂNICA, DESENHO, ENSINO DE CIÊNCIAS Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20209
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2808
    "inscrito_id" => 246
    "titulo" => "ANÁLISE DA VISÃO DE ESTUDANTES DE FUNDAMENTAL II E MÉDIO SOBRE AS PLANTAS"
    "resumo" => "Considerando que a linguagem expressa os conhecimentos que são construídos pelos indivíduos nos seus meios sociais e culturais é possível, portanto, deduzir que a investigação da linguagem pode revelar a enorme diversidade de conhecimentos culturais trazida pelos estudantes para as salas de aula sobre a natureza.Pode-se destacar o desenho como instrumento que revela as visões de mundo dos estudantes, o qual ainda é pouco explorado no ensino de ciências (COSTA et al., 2006). Os desenhos são imagens e representações das realidades que são interpretadas pelos indivíduos como pertencentes a uma dada cultura (FRANCASTEL, 1987).Nesse sentido, esta pesquisa surge com o objetivo de analisar os conhecimentos prévios dos estudantes do Fundamental II e Ensino Médio através do desenho, bem como, suas percepções sobre as plantas, se fragmentadas ou não. E ainda, tem-se como objetivo investigar em qual nível escolar há prevalência da visão fragmentada sobre as plantas, partindo da premissa de que quanto mais elevado o nível escolar, mais completa e norteada cientificamente é a percepção do estudante acerca dos conteúdos, não apenas de Botânica, como também de Ciências e Biologia.O estudo foi realizado em três escolas públicas na cidade de João Pessoa: Instituto Dom Adauto (Ensino Fundamental II), Padre Hildon Bandeira e Maria Antônia Rangel. Nessas duas últimas realizadas apenas com alunos de Ensino Médio.A partir da análise dos desenhos elaborados pelos estudantes no presente estudo é possível afirmar que esses estudantes possuem uma visão bastante fragmentada dos vegetais. Essa visão pode está sendo ocasionada devido a falta de aulas onde os alunos possam levar a botânica para a sua vivência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, DESENHO, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID246_17082016181011.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA CLARA TARGINO MOREIRA SPINELLI "
    "autor_nome_curto" => "ANNA CLARA"
    "autor_email" => "anna_clarasp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20209
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2808
    "inscrito_id" => 246
    "titulo" => "ANÁLISE DA VISÃO DE ESTUDANTES DE FUNDAMENTAL II E MÉDIO SOBRE AS PLANTAS"
    "resumo" => "Considerando que a linguagem expressa os conhecimentos que são construídos pelos indivíduos nos seus meios sociais e culturais é possível, portanto, deduzir que a investigação da linguagem pode revelar a enorme diversidade de conhecimentos culturais trazida pelos estudantes para as salas de aula sobre a natureza.Pode-se destacar o desenho como instrumento que revela as visões de mundo dos estudantes, o qual ainda é pouco explorado no ensino de ciências (COSTA et al., 2006). Os desenhos são imagens e representações das realidades que são interpretadas pelos indivíduos como pertencentes a uma dada cultura (FRANCASTEL, 1987).Nesse sentido, esta pesquisa surge com o objetivo de analisar os conhecimentos prévios dos estudantes do Fundamental II e Ensino Médio através do desenho, bem como, suas percepções sobre as plantas, se fragmentadas ou não. E ainda, tem-se como objetivo investigar em qual nível escolar há prevalência da visão fragmentada sobre as plantas, partindo da premissa de que quanto mais elevado o nível escolar, mais completa e norteada cientificamente é a percepção do estudante acerca dos conteúdos, não apenas de Botânica, como também de Ciências e Biologia.O estudo foi realizado em três escolas públicas na cidade de João Pessoa: Instituto Dom Adauto (Ensino Fundamental II), Padre Hildon Bandeira e Maria Antônia Rangel. Nessas duas últimas realizadas apenas com alunos de Ensino Médio.A partir da análise dos desenhos elaborados pelos estudantes no presente estudo é possível afirmar que esses estudantes possuem uma visão bastante fragmentada dos vegetais. Essa visão pode está sendo ocasionada devido a falta de aulas onde os alunos possam levar a botânica para a sua vivência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, DESENHO, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID246_17082016181011.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA CLARA TARGINO MOREIRA SPINELLI "
    "autor_nome_curto" => "ANNA CLARA"
    "autor_email" => "anna_clarasp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Considerando que a linguagem expressa os conhecimentos que são construídos pelos indivíduos nos seus meios sociais e culturais é possível, portanto, deduzir que a investigação da linguagem pode revelar a enorme diversidade de conhecimentos culturais trazida pelos estudantes para as salas de aula sobre a natureza.Pode-se destacar o desenho como instrumento que revela as visões de mundo dos estudantes, o qual ainda é pouco explorado no ensino de ciências (COSTA et al., 2006). Os desenhos são imagens e representações das realidades que são interpretadas pelos indivíduos como pertencentes a uma dada cultura (FRANCASTEL, 1987).Nesse sentido, esta pesquisa surge com o objetivo de analisar os conhecimentos prévios dos estudantes do Fundamental II e Ensino Médio através do desenho, bem como, suas percepções sobre as plantas, se fragmentadas ou não. E ainda, tem-se como objetivo investigar em qual nível escolar há prevalência da visão fragmentada sobre as plantas, partindo da premissa de que quanto mais elevado o nível escolar, mais completa e norteada cientificamente é a percepção do estudante acerca dos conteúdos, não apenas de Botânica, como também de Ciências e Biologia.O estudo foi realizado em três escolas públicas na cidade de João Pessoa: Instituto Dom Adauto (Ensino Fundamental II), Padre Hildon Bandeira e Maria Antônia Rangel. Nessas duas últimas realizadas apenas com alunos de Ensino Médio.A partir da análise dos desenhos elaborados pelos estudantes no presente estudo é possível afirmar que esses estudantes possuem uma visão bastante fragmentada dos vegetais. Essa visão pode está sendo ocasionada devido a falta de aulas onde os alunos possam levar a botânica para a sua vivência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.