ANÁLISE DA VISÃO DE ESTUDANTES DE FUNDAMENTAL II E MÉDIO SOBRE AS PLANTAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20209 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2808 "inscrito_id" => 246 "titulo" => "ANÁLISE DA VISÃO DE ESTUDANTES DE FUNDAMENTAL II E MÉDIO SOBRE AS PLANTAS" "resumo" => "Considerando que a linguagem expressa os conhecimentos que são construídos pelos indivíduos nos seus meios sociais e culturais é possível, portanto, deduzir que a investigação da linguagem pode revelar a enorme diversidade de conhecimentos culturais trazida pelos estudantes para as salas de aula sobre a natureza.Pode-se destacar o desenho como instrumento que revela as visões de mundo dos estudantes, o qual ainda é pouco explorado no ensino de ciências (COSTA et al., 2006). Os desenhos são imagens e representações das realidades que são interpretadas pelos indivíduos como pertencentes a uma dada cultura (FRANCASTEL, 1987).Nesse sentido, esta pesquisa surge com o objetivo de analisar os conhecimentos prévios dos estudantes do Fundamental II e Ensino Médio através do desenho, bem como, suas percepções sobre as plantas, se fragmentadas ou não. E ainda, tem-se como objetivo investigar em qual nível escolar há prevalência da visão fragmentada sobre as plantas, partindo da premissa de que quanto mais elevado o nível escolar, mais completa e norteada cientificamente é a percepção do estudante acerca dos conteúdos, não apenas de Botânica, como também de Ciências e Biologia.O estudo foi realizado em três escolas públicas na cidade de João Pessoa: Instituto Dom Adauto (Ensino Fundamental II), Padre Hildon Bandeira e Maria Antônia Rangel. Nessas duas últimas realizadas apenas com alunos de Ensino Médio.A partir da análise dos desenhos elaborados pelos estudantes no presente estudo é possível afirmar que esses estudantes possuem uma visão bastante fragmentada dos vegetais. Essa visão pode está sendo ocasionada devido a falta de aulas onde os alunos possam levar a botânica para a sua vivência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, DESENHO, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID246_17082016181011.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CLARA TARGINO MOREIRA SPINELLI " "autor_nome_curto" => "ANNA CLARA" "autor_email" => "anna_clarasp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20209 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2808 "inscrito_id" => 246 "titulo" => "ANÁLISE DA VISÃO DE ESTUDANTES DE FUNDAMENTAL II E MÉDIO SOBRE AS PLANTAS" "resumo" => "Considerando que a linguagem expressa os conhecimentos que são construídos pelos indivíduos nos seus meios sociais e culturais é possível, portanto, deduzir que a investigação da linguagem pode revelar a enorme diversidade de conhecimentos culturais trazida pelos estudantes para as salas de aula sobre a natureza.Pode-se destacar o desenho como instrumento que revela as visões de mundo dos estudantes, o qual ainda é pouco explorado no ensino de ciências (COSTA et al., 2006). Os desenhos são imagens e representações das realidades que são interpretadas pelos indivíduos como pertencentes a uma dada cultura (FRANCASTEL, 1987).Nesse sentido, esta pesquisa surge com o objetivo de analisar os conhecimentos prévios dos estudantes do Fundamental II e Ensino Médio através do desenho, bem como, suas percepções sobre as plantas, se fragmentadas ou não. E ainda, tem-se como objetivo investigar em qual nível escolar há prevalência da visão fragmentada sobre as plantas, partindo da premissa de que quanto mais elevado o nível escolar, mais completa e norteada cientificamente é a percepção do estudante acerca dos conteúdos, não apenas de Botânica, como também de Ciências e Biologia.O estudo foi realizado em três escolas públicas na cidade de João Pessoa: Instituto Dom Adauto (Ensino Fundamental II), Padre Hildon Bandeira e Maria Antônia Rangel. Nessas duas últimas realizadas apenas com alunos de Ensino Médio.A partir da análise dos desenhos elaborados pelos estudantes no presente estudo é possível afirmar que esses estudantes possuem uma visão bastante fragmentada dos vegetais. Essa visão pode está sendo ocasionada devido a falta de aulas onde os alunos possam levar a botânica para a sua vivência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, DESENHO, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID246_17082016181011.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CLARA TARGINO MOREIRA SPINELLI " "autor_nome_curto" => "ANNA CLARA" "autor_email" => "anna_clarasp@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }