A Educação Inclusiva se tornou uma modalidade de ensino essencial para o atendimento adequado e de qualidade às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência. Entretanto, é necessário o desenvolvimento de ferramentas e recursos que garantam o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiências. O objetivo deste trabalho foi verificar as dificuldades, necessidades e sugestões apontadas por alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem em cursos técnicos e de graduação no Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Para tanto, foram realizadas entrevistas e observações com a utilização de um gravador de voz e de um roteiro semiestruturado com quatro alunos cegos do regularmente matriculados. Entre as principais dificuldades apontadas pelos entrevistados estão a falta de recursos didáticos adequados para a utilização nas aulas, softwares e produções em Braille. Esse fato evidencia a carência de recursos apropriados para a utilização nas aulas por alunos com deficiência visual, garantindo assim que a inclusão da pessoa com deficiência seja efetivada.